Estreia coluna da coaching Tatiana Sperendio: Orientação profissional, a certeza na escolha da profissão

Medicina? Direito? Engenharia? Arquitetura? Relações Internacionais? Publicidade? Fisioterapia? Psicologia? Ciência da Computação? Nutrição?

Qual destas profissões é a melhor pra mim? Qual delas dá mais dinheiro? E se eu escolher errado? Como me preparar para decidir? Entre 17 a 21 anos de idade a escolha de uma profissão se faz necessária aos jovens que buscam por satisfação pessoal, profissional e financeira.

Que segundo fonte: INEP/MEC não vem sendo uma tarefa fácil, pois uma pesquisa e acompanhamento da trajetória de universitários que ingressaram na faculdade entre 2010 e 2015 com base no censo da educação demonstrou que 56% Não se formaram no curso em que se matricularam originalmente, sendo 84% alunos de rede privada e 16% de rede pública, restando 34% dos que concluíram a graduação e 10% ainda permaneciam no curso em 2015.

O que nos leva a refletir sobre quais são os motivos da desistência.
A escolha de uma profissão coincide com um período de transição, marcado por intensas crises e mudanças físicas e emocionais que é a adolescência. Assim, ao pensar na escolha da profissão e no vestibular, a maioria dos jovens demonstra sentimentos que vão desde uma simples preocupação até intensa ansiedade e pavor.

Diante da angústia em ter que decidir o que vai ser “para o resto da vida”, alguns adolescentes não tem clareza sobre que informações buscar, podendo se basear em estereótipos, conhecimentos ou representações distorcidas da profissão.
Segundo pesquisa realizada pelo QuantumLab, os fatores que mais exercem influência no momento da escolha profissional são: 10% Família, 5% amigos, 12% escola, 2% mídia, 20% mercado, 48% vocação e 12% outros.

Por esse motivo, o importante neste processo, é o auxílio de pais, educadores, psicólogos e especialistas no assunto estejam dispostos a ouvir e a esclarecer dúvidas, organizar informações a respeito do mundo do trabalho e apontar alternativas, levando em conta o momento em que o adolescente se encontra e suas características de personalidade, incluindo habilidades, aptidões e valores, pois é através do exercício do trabalho que fortalecemos nossa autoestima, identidade e motivação. Possibilitando que em um futuro próximo se tornem profissionais responsáveis, comprometidos e engajados com seu trabalho e empresa.

*Tatiana Sperendio é coaching e faz Treinamento e Desenvolvimento de pessoas relacionado a Gestão de Carreira, para quem está em início de carreira, desenvolvendo a carreira atual, mudança de carreira. Executive Coaching para empresas e profissionais liberais. Site: http://tatianasperendio.com.br/ – Contatos: (11) 4031-1450 / WhatsApp (11) 9-9824-7398 / [email protected] /
Facebook: https://www.facebook.com/tatiana.sperendio.coaching/
Instagram: https://www.instagram.com/tatianasperendio/?hl=pt-br