Estado e Município unem forças para ações ambientais em Cotia

A última semana foi marcada por encontros importantes para o meio ambiente de Cotia.

Dois temas ganharam destaque: o Centro Educacional Ambiental e uma unidade de conservação ao longo da várzea do Rio Cotia. Reuniões feitas entre a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Alegre, e membros de órgãos do Governo do Estado trouxeram para mais perto a realidade destes dois projetos.

No encontro com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias, com o deputado estadual Márcio Camargo e o administrador regional da Granja Viana, Cristiano Freitas, Luciane discutiu investimentos estaduais para a cidade. Um dos projetos em pauta foi a indicação de emenda do deputado para implantação do Centro Educacional Ambiental, um espaço voltado a jovens e adultos destinado à palestras, museu, oficinas e diversas outras atividades. Nesta reunião surgiu a necessidade de um encontro posterior com o Instituto Florestal para discutir projetos de recuperação da várzea do Rio Cotia.

Já neste encontro, desta vez com o diretor executivo da Fundação Florestal, Luís Fernando Rocha, entrou em pauta a criação de um mosaico de unidades de conservação ao longo da várzea do Rio Cotia. A realização do projeto seria de responsabilidade da Sabesp por conta de uma ação civil pública de compensação ambiental feita pelo Ministério Público. Ao final da conversa, ficou definido que o Instituto Florestal prestará auxílio à Secretaria de Meio Ambiente para realização do plano da unidade para apresentação ao MP.

O geólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Marcos Ummus, também apresentou ao diretor da fundação um projeto de corredor ecológico, que interligaria a Reserva do Morro Grande com os parques da região Oeste. A ideia é criar uma faixa verde entre eles para que a fauna e a flora sejam preservadas. A sugestão será encaminhada via ofício ao Instituto Florestal para provocar a discussão da viabilidade do projeto.