Estado anuncia retomada das obras de linha do Metrô Brasilândia-Centro

O governador João Doria (PSDB) anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, a retomada das obras na Linha 6-Laranja de Metrô, que deve ligar a Brasilândia, na zona norte, a São Joaquim, na região central de São Paulo. O investimento total será de R$ 15 bilhões, com previsão de entrega em cinco anos.

A construção e a operação da Linha 6-Laranja serão feitas pelo grupo espanhol Acciona, que adquiriu o direito do consórcio Move São Paulo. Caso a obra realmente fique pronta em cinco anos, será entregue à população com atraso de nove anos. A promessa original feita no governo de Geraldo Alckmin era que o ramal ficasse pronto em 2016.

A estimativa é de que a linha possa transportar cerca de 630 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem.

O projeto inclui 15 novas estações e contará com integração para outras quatro linhas, do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O projeto completo inclui as seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo 1º, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

Os trabalhos estão parados desde setembro de 2016, após as empresas que formavam o consórcio para a construção da linha (Odebrecht, Queiróz Galvão, UTC Engenharia e um fundo de investimentos) anunciarem a desistência, por falta de recursos e sem linhas de crédito devido a Operação Lava Jato.

Desde então, a Move São Paulo permaneceu responsável pela conservação e preservação da segurança dos canteiros de obras e dos imóveis vinculados à concessão. Em 2020, o grupo Acciona assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Por Bruno Hoffmann – Gazeta de SP