Espiritismo com Lucio Cândido Rosa: O Mal e o Remédio

Precisamos compreender que nosso sofrimento aqui na Terra tem sempre uma razão de ser, e está de acordo com a nossa capacidade de suportá-lo, pois ao invés de ser um mal, ele na verdade constitui uma oportunidade dada por Deus, a cada um de nós, para corrigirmos nossos erros desta vida e de outras que já tivemos, rumo à evolução espiritual.

Permite-nos também, ver que as dores e os sofrimentos de hoje, serão o prenúncio da felicidade que nos aguarda no futuro.
A Terra era ou ainda é considerada um vale de dores e sofrimentos. Isso acontece porque vivemos num mundo de Provas e Expiações. É de provas, porque Deus permite-nos testar nossas forças e sabedoria diante das adversidades.
É de expiações porque, entendendo que já tivemos outras vidas, portanto temos deslizes a reparar, porque provocamos perturbações aos nossos semelhantes.

Sendo assim, independentemente da religião que professamos, devemos buscar o auxílio do Evangelho de Jesus, em todos os sentidos, como se fosse um convite feito pelo “Divino Mestre”, a fim de que consigamos realizar a nossa reforma íntima e, consequentemente, a cura de todos os nossos males, visualizando as causas do passado, para no futuro, não repetirmos os mesmos erros.

Muitos de nós ainda não compreendemos de forma adequada tudo isto, mas quando no “Departamento de Reencarnação” foi-nos permitido, escolhermos as provas pelos quais estamos passando agora, a fim de corrigirmos as falhas cometidas.

Por outro lado, na impossibilidade de escolhermos ou não a oportunidade das provas, somos auxiliados pelos Benfeitores Espirituais, para que tudo possa ocorrer da forma mais justa possível.
Mas, qual o remédio para nosso sofrimento, senão a fé para sanar todos as mazelas, mostrando-nos horizontes no infinito?
Isso vai depender do esforço de cada um em alcançá-lo, através de tudo que estamos vivenciando nos dias de hoje.
A fé, entretanto, carece de algumas reflexões para serem bem compreendidas, tais como:
Ficar só pedindo a Deus não vai resolver os problemas de nossas vidas, porque é preciso sair em busca daquilo que estamos almejando: – “Buscai e achareis.”

Sendo assim, devemos pedir, mas batalhar por tudo o que queremos: – “Ajuda-te, que te ajudarei”.
Por outro lado, ficar esperando que as coisas aconteçam pela ajuda de Espíritos encarnados ou desencarnados, é puro engano. Então, como conseguir que esse sofrimento se reverta em solução?
Estudando aquilo que o Evangelho nos propõe, em conjunto com as instruções dos Espíritos Superiores. Deveremos analisar as reações que temos a cada mudança para buscar um sentido para melhorarmo-nos cada vez mais, pela prática incessante do bem. Que a prática do Evangelho de Jesus, seja para nós um roteiro de vida.

O enfermiço que duvida da ação dos remédios da Terra é o primeiro a sofrer as consequências de sua própria insegurança.
Sendo assim, imaginemos então aqueles receitados ao nosso corpo espiritual, pelo Mestre Jesus.
Acreditando nele e em seus ensinamentos sofreremos menos, pois nos momentos mais fortes de nossas dores, dar-nos-á alivio e consolo, colocando ao nosso lado pessoas que nos ajudarão em todos os sentidos.

Mostrará através de sinais, que para tudo existe uma solução, porém antes de entrarmos em desespero, querendo tirar a nossa própria vida ou pensando em cometer delitos que comprometerão nossa existência, façamos uma prece pedindo proteção.
A fé para nós tem que ser raciocinada e sentida em todos as situações, sem a ilusão de conseguir tudo da forma mais fácil, tanto na vida como após a morte.

O sofrimento é uma alegria para o Espírito daquele que sabe viver bem, quitando seus mais graves débitos com as Leis Divinas de Causa e Efeito.

Aquele que sofre resignado em busca de melhorar-se, tem a sua fé e a esperança na construção de um futuro melhor.
O Evangelho de Jesus, se vivido de forma clara e bem praticado, é o meio mais suave de conseguirmos sofrer com resignação.
“Vinde a mim, todos vós que sofreis e estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai meu julgo sobre vós, e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas, porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”.

Para nossa evolução espiritual é necessário:
– Autoconhecimento;
– Conhecimento;
– Prática do bem.

Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]