Escolas de samba de SP esperam realizar Carnaval 2022 em fevereiro

As escolas de samba de São Paulo estão na expectativa de realizarem o Carnaval de 2022 em fevereiro. O evento ainda não foi confirmado oficialmente, porém com a vacinação dos adultos adiantada, a prefeitura da Capital anunciou que criou comissões para a realização de festividades – que inclui o Natal, Réveillon e até o próprio Carnaval. O último desfile no Sambódromo do Anhembi foi em 2020. Na ocasião, a Águia de Ouro foi campeã pela primeira vez do grupo especial em 43 anos.

Apesar da data ainda não ter sido confirmada, as escolas não deixaram de trabalhar em seus barracões. “Os trabalhos nunca foram paralisados e seguimos com os nossos cronogramas. Dependemos de todo um protocolo sanitário para que o evento aconteça, e claro, que a vacinação avance. Estamos discutindo os desfiles para fevereiro”, disse o presidente da Acadêmicos do Tatuapé, Eduardo dos Santos. A escola da zona leste já foi bicampeã (2017 e 2018) do carnaval de São Paulo.

Procurada, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) não confirmou a festa para fevereiro. Mas, divulgou uma nota oficial em seu site ligasp.com.br.

“Recebemos com esperança e otimismo a notícia de que a Prefeitura de São Paulo planeja liberar as festas de Réveillon para a próxima virada do ano e Carnaval em 2022 na cidade. Durante os últimos 17 meses, as escolas de samba de São Paulo cumpriram o seu papel enquanto entidades sociais e intensificaram suas ações solidárias para amenizar os efeitos socioeconômicos da quarentena nas comunidades. Por isso, o caminho é, nos preparando para quando fevereiro chegar, fazendo a cadeia produtiva do Carnaval andar, gerando empregos nas agremiações e também esperança para os setores de turismo, comércio e alimentação”.

Por Matheus Herbert – Gazeta de SP