Escola de Cotia realiza maior campeonato de empilhamento esportivo de copos do Brasil

Aconteceu no final de junho, na Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme, localizada no Jardim Petrópolis, em Cotia o maior campeonato de empilhamento esportivo de copos, que contou com a participação de 283 alunos da escola.

O campeonato foi organizado pelo professor João Henrique e contou com o apoio de toda a equipe da escola e também da Secretaria de Esportes de Cotia.
O evento foi dividido em duas partes, sendo que uma para a turma da manhã (145 alunos) e outra para a turma da tarde (138 alunos) sendo necessário realizá-lo em fases preliminares (quatro fases), sendo que 3 foram eliminatórias e uma final que contou com a participação dos 15 melhores de cada modalidade.

Esse esporte (Speed Stacks) foi criado pelo professor Bob Fox, nos Estados Unidos na década de 70. No início era apenas um jogo, mas se popularizou tão rápido que hoje é praticado em mais de 18 países, contando até com campeonatos nacionais e internacionais.

O empilhamento esportivo é realizado em três modalidades pré-determinadas, a primeira é denominada 3x3x3, primeiro você monta a primeira torre e depois a segunda (a do meio), na sequência a terceira e desmonta onde começou a montar (ambas torres são com 3 copos).

Logo depois temos a segunda modalidade chamada de 3x6x3, que monta uma torre de 3 copos (que é a primeira torre), depois tem a segunda de 6 copos, logo em seguida, faz a última com 3 copos, na sequência desmonta onde você começou a montar.

E por último temos a modalidade principal que é denominada Ciclo Completo, que tem como início o 3x6x3 e desmonta, depois você arrasta a última torre com 3 copos até a primeira torre, e monta uma com 6 copos e depois a outra com 6 e desmonta, unindo os 12 copos em uma torre única. Logo após coloca um copo com a boca virada para cima e a outra virada para baixo (ambos em cada lado da mesa), após irá montar uma torre com 10 copos e em seguida desmontar.

Os alunos da escola já estão empolgados e treinando para o próximo campeonato que terá duas novas modalidades em duplas e em grupo.