Escola, comunidade e UBS do bairro dos Mendes se unem para fazer histórias de alunos virarem livros

A Equipe Escolar da EM José Mendes da Silva juntamente com a UBS dos Mendes e pais dos alunos da escola fizeram histórias de alunos virar livros

A EM José Mendes da Silva, no Bairro dos Mendes, em Cotia, viu os sonhos de seus alunos transformados em realidade dentro da sala de aula, por meio do Projeto Leitura e Projeto Estante Mágica, incentivado por toda comunidade escolar e seus vizinhos profissionais da saúde da UBS – Unidade Básica de Saúde que transformou muitas produções da garotada em livros publicados.

As crianças foram apoiadas no Projeto incentivo a Leitura, onde os colaboradores da escola e da UBS, indicaram um livro para cada aluno, que tiveram o compromisso de ler e contar a história para a professora Edilaine e a colaboradora Rosana, percursoras do projeto Incentivo a Leitura. A partir deste projeto tiveram a brilhante ideia de ver as belíssimas produções dos alunos publicadas, através da plataforma do Projeto Estante Mágica, que disponibiliza diversos projetos de incentivo à leitura e ao protagonismo infantil.

A professora Edilaine conta: “A Escola deu início ao projeto leitura no primeiro semestre de 2019, no segundo semestre iniciamos o Projeto Estante Mágica, com o tema FOLCLORE – LENDAS; criado pelos próprios alunos, os quais deram vida às suas próprias histórias com apoio de suas professoras. Todos os alunos e suas histórias foram cadastradas na plataforma e em seguida começaram a produzir os livros, que por sua vez, transformaram-se em e-books.”

Em uma manhã de autógrafos, no dia 07 de dezembro, aconteceu o momento mágico, onde os pais dos alunos tiveram a honra de prestigiar seus filhos autografando livros.

A coordenadora pedagógica da escola Magna, teve o prazer de contribuir auxiliando os alunos na biografia
“Passei a conhecer melhor os alunos em suas angustias e anseios e expectativas futuras(…), Percebi também a evolução da leitura e escrita.

A escola contou com a participação de alguns escritores de Cotia, os poetas Carlinhos, escritor de três livros e Neto escritor, estes que já estiveram na escola palestrando e contando sobre suas experiências de vida, além do escritor João Borges, guarda municipal de Cotia, que já produziu dois livros .

Participaram do evento a assessora técnica educacional Marcia Buava Ribeiro, as ex-diretoras Tereza e Cida de Assis, bem como os professores, pais, amigos e parentes dos então autores e escritores.

O vice-diretor Alan agradece a todos principalmente os pais pela confiança no projeto e trabalho da escola, trazendo a tona os sonhos de todos se tornarem livros.