Equipe paraolímpica de futebol de 7 se prepara em Cotia para Jogos no Rio

As Paraolimpíadas do Rio de Janeiro começam no dia 7 de setembro e atletas e equipes seguem se preparando para conquistar medalhas para o Brasil

amafutebolA equipe do futebol de sete está em Cotia há duas semanas, utilizando o Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube.

Os atletas estão alojados no hotel do Tricolor e treinam em um dos campos. A preparação segue até o início do mês, quando a delegação segue para o Rio e se hospedará na Vila Olímpica.

A rotina de treinos é diária, mesmo com o frio que tem feito nos últimos dias em Cotia, o time se prepara, deixando a “friaca” de lado.

Futebol de 7

Parte do programa paraolímpico desde a edição de 1984, o futebol de 7 foi criado em Edimburgo (Escócia), na terceira edição dos Jogos Internacionais para Paralisados Cerebrais, em 1978. Com o passar dos anos, a modalidade foi sendo divulgada para outros países. Em 1982, foi organizado o primeiro campeonato mundial, na Dinamarca.

Na história dos Jogos Paraolímpicos, o Brasil soma duas medalhas, com uma prata e um bronze.

Durante a partida, é obrigatório que ao menos um jogador da classe 5 ou da 6 esteja em ação, e no máximo dois da 8. Atletas com maiores restrições costumam atuar como goleiros.

Há ainda outras diferenças em relação ao futebol convencional. O jogo tem a duração de dois tempos com 30 minutos cada. Além disso, não há a marcação de impedimento, e o arremesso lateral pode ser feito com uma mão só.

Classificação

A modalidade é exclusivamente masculina e praticada por atletas com paralisia cerebral. De acordo com o grau da paralisia, os atletas são classificados em classes de 5 a 8, sendo que o maior número representa o maior potencial funcional.

Curiosidades

As maiores potências: Um dos países com mais força no futebol de 7, a Ucrânia por pouco não faturou o tricampeonato paraolímpico em Londres-2012. A seleção perdeu a final por 1 x 0 para a Rússia. O primeiro país campeão da modalidade foi a Bélgica, em 1984. Mas a maior dona de títulos até o momento é a Holanda, que venceu em 1988, 1992 e 1996. Já o Brasil foi medalhista de bronze em Sydney-2000 e de prata em Atenas-2004.