Entenda a entesopatia: inflamação da região que liga os tendões aos ossos

Doença pode causar dores e o tratamento deve ser orientado por um médico ortopedista

A entesopatia é o nome dado para a inflamação na região que liga os tendões aos ossos, conhecida como entese. A doença atinge tanto homens como mulheres e acontece com mais frequência em pessoas que possuem um ou mais tipos de artrite, como a artrite reumatoide e a artrite psoriática, por exemplo.

Porém, a entesopatia também pode acometer pessoas que fazem exercícios repetitivos ou até mesmo por conta do sedentarismo, pois ao ficar muito parado, qualquer movimento pode causar lesões. “Muitos casos da doença aparecem por traumas ou lesões acontecidas durante algum exercício”, explica o ortopedista do Hapvida Saúde, Eduardo Guedes.

A inflamação que tem como característica impedir a movimentação natural da região acometida traz sintomas como dor na região de inserção das fáscias, como por exemplo, no calcanhar. Com isso, a pessoa sente muita dor ao encostar o pé no chão.

Os sintomas variam de acordo com cada caso, mas segundo o especialista a dor é queixa comum nos pacientes. ”A dor da entesopatia pode causar apenas um desconforto momentâneo ou até mesmo dor aguda”, diz Guedes.

De acordo com o médico, o tratamento é realizado sob diagnóstico do especialista por meio de exames clínicos e exames de imagem como raio-X. De modo geral, são administrados medicamentos e é solicitado o repouso da região lesionada para diminuir a pressão do local. ”Pode acontecer também o uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor e a prescrição sempre de alongamentos e exercícios físicos. Mas, tudo com acompanhamento médico”, orienta Guedes.

Hapvida

Com mais de 4 milhões de clientes, o Hapvida hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 21 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 26 hospitais, 76 clínicas médicas, 20 prontos atendimentos, 84 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.