Encontro de Educação realizado em Cotia foi um sucesso

Evento reuniu cerca de 700 jovens, 100 profissionais e parceiros como Sebrae, CIEE, Twitter e Eureca. Foram 10 horas de atividades simultâneas, entre oficinas, bate-papos sobre carreira, sonhos e propósito

Será que os jovens estão prontos para fazer a gestão de suas vidas? Será que eles precisam ter uma carreira acadêmica para ter sucesso? Será que o nosso sistema educacional está defasado? Será que a forma de aprender mudou? Estes foram alguns dos questionamentos trazidos no 1º Encontro de Educação para Estudantes 2016, idealizado pela jornalista e empresária Layla Marques, que aconteceu no dia 21 de outubro no Complexo Mario Schenberg, em Cotia.

Inédito na cidade, o evento reuniu cerca de 700 jovens, 100 profissionais de diversas áreas de atuação e contou com diversas instituições parceiras, como Sebrae e CIEE,  escolas da rede pública e particular e empresas como Twitter e Eureca. Foram 10 horas de atividades simultâneas, entre oficinas de profissões, bate-papos sobre carreira, sonhos e propósito, vida escolar e universitária. “Se aprender transforma? Não tenho dúvidas! Uma  ótima palavra para resumir este evento é sensacional.  Coisas sensacionais movem o mundo e pode ter certeza que este projeto ajudou muita gente”, afirmou a estudante do curso técnico da Casa do Moinho Nara Moraes.

Equipe da agência Layla: Camilla Lima, Layla Marques, Letícia Pereira e Clarice Tatyer
Equipe da agência Layla: Camilla Lima, Layla Marques, Letícia Pereira e Clarice Tatyer

Experimentar, vivenciar, decidir…

Os jovens puderam experimentar carreiras, tirar dúvidas, conversar com profissionais da área e ainda se candidatar a vagas de estágio e aprendiz na região. Além da rica troca de conhecimento, tiveram a oportunidade de, após as conversas, tomarem uma decisão ainda mais assertiva para seu futuro.  “Quando o palestrante me disse: ‘você não quer trabalhar comigo? Posso te ensinar’, eu quase dei um berro que ‘sim’ e fui abraçá-lo e pegá-lo no colo”, contou Raphael Marra, estudante do ensino médio do Colégio Giusto Zonzini, quando apresentou um de seus projetos promissores para um profissional de tecnologia no evento.

Outro diferencial do Encontro é que ele todo foi construído a muitas mãos. “O Encontro de Educação surgiu para dar voz ao jovem. É um evento feito por jovens, com jovens e para os jovens. Tudo o que desenvolvemos neste dia e teremos nos próximos anos foi construído junto com eles. Ouvimos cerca de 1200 jovens de 14 a 19 anos para esta construção que está apenas começando”, afirma a idealizadora.

Transformar pela Educação

Layla Marques recebeu inúmeros depoimentos após o evento de jovens que tiveram suas vidas impactadas. Um deles foi do estudante de Gestão Empresarial da Fatec Ricardo Martins. “Ainda não sei se quero abrir meu negócio ou me recolocar no mercado, mais já posso afirmar que quero fazer algo com paixão, que me faça dar o melhor de mim todos os dias”.

Stand do Senai
Stand do Senai

Outro depoimento emocionante foi do estudante de Marketing da Faculdade Mario Schenberg Gabriel Menegasso. “Agradeço por ter feito parte de um evento de transformação e ter visto a transformação nos olhos de todo mundo. Agradeço por este evento ter proporcionado não só a mim,  mas a vários jovens a oportunidade de viver um sonho. Porque depois desse Encontro, eu vi que o meu sonho é a minha realidade. Sou um empreendedor e sou apaixonado por isso, e quero viver me apaixonando cada vez mais”.

Durante o Encontro foram arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal  que serão doados para uma ONG no dia 11 de novembro por um grupo de jovens que participaram do evento.  A data para 2017 já está fechada, e virá com uma novidade: o 1º Congresso para Educadores.