Empresa de vigilância em escolas de Cotia deixa de atuar e violência preocupa pais e professores

As escolas municipais de Cotia estão desprotegidas após a empresa Gocil, que prestava serviços de segurança, deixar as unidades por falta de pagamento por parte da prefeitura.

A denúncia foi feita ao Cotia Agora pelo filho de uma funcionária da empresa e também chegaram relatos de professoras que contam sobre furtos dentro das escolas à noite e tentativas de assaltos na frente delas.

O leitor H.B. relata: “Olá. Queria informar uma ocorrência a vocês. Minha mãe trabalha em uma escola da prefeitura, do jardim ao pré como terceirizada na parte de segurança como guarda e monitora de câmeras na empresa Gocil. Na semana passada essa empresa retirou todos seus funcionários das escolas entre outros lugares que eles faziam o serviço pela prefeitura, alegando que estavam com pagamento atrasado há dois meses. Agora a escola está sem porteiro, sem segurança, com as câmeras desativadas. A escola de meu bairro, a E.M. Primavera, do Jardim Portal da Primavera também está sem seguranças”.

Uma professora que pediu para manter o anonimato conta: “A situação está complicada, soubemos que a prefeitura não paga a Gocil há quatro meses. Tem escola que já foi invadida, como a EM Maria Aparecida, no Jardim Sandra. Tiraram os seguranças e as câmeras.

Vocês acreditam que uma mãe foi assaltada em frente uma escola na sexta feira na entrada do período da tarde? Lá pelas 12h20 por dois caras de moto assaltaram ela. Depois às 12h45 uma mãe perto da E.M. Jardim São Miguel também foi assaltada por dois caras de moto em frente à escola. A Guarda Civil foi chamada, mas não apareceu.

A mãe estava subindo pra levar o filho pra escola uns 50 metros, sei lá 100 no máximo perto da escola. E olha que a diretora estava no portão para receber as crianças. Eles só levaram o celular. A diretora nem avisou para a Secretaria da Educação sobre o ocorrido”.

Outra professora também relata um caso de violência ocorrido com ela: “Eu estava indo pra escola que dou aula. Entrei em uma rua e um idiota de moto atrás de mim armado. Ele levantou a camiseta umas três vezes pra arrumar. Na primeira vez achei que fosse coisa da minha cabeça. Ele estava com uma bermuda azul clara e uma camiseta verde limão daquele e vi a arma escura, saí correndo com meu carro”.

A Gocil foi contratada através de licitação em outubro de 2013, para substituir a antiga empresa responsável pela segurança, a Capital, que teve saída conturbada, com protestos de seus funcionários em frente à prefeitura.

A Gocil passou a fazer a segurança em novembro de 2013 com vigilantes e monitoramento por câmeras nas 106 escolas municipais. A central de alarmes era ligada diretamente à Guarda Civil.

Tentamos contato com a empresa Gocil, mas sem sucesso. Questionamos a Prefeitura de Cotia via assessoria de imprensa no dia 29 de julho, mas não houve resposta.