Empresa de ônibus da região está com veículos sucateados

Dezenas de reclamações e fotos de passageiros e funcionários contra a empresa Viação São Roque, que presta o serviço de transporte público para todos os bairros da cidade, além das linhas intermunicipais para Vargem Grande, Mairinque, Ibiúna e Alumínio, tem sido relatadas.

Em média são registradas cinco denúncias por dia. De acordo com as reclamações, a situação passou do limite e chegou a um estado de “calamidade pública”.

Mau estado e atrasos

Os problemas são vários e atingem praticamente todos os veículos em relação ao mau estado de conservação, além de frequentes atrasos no cumprimento dos horários que chegam até 1h30 de espera nos pontos de ônibus em alguns casos
Segundo as denúncias de funcionários e passageiros, o caso está tão sério, que o atraso ficou literalmente “para trás” e passou para a falta de ônibus em alguns momentos para alguns bairros, devido a quantidade de veículos quebrados.

Risco de vida

Funcionários e passageiros estariam correndo risco de vida, segundo as denúncias. Os relatos são de que alguns carros começaram a circular com falta de peças e até a possiblidade de falta de freios, além do abandono de conservação.

O problema, segundo os funcionários, é considerado acima de grave, pois, de acordo eles, por não haver a renovação da frota, os ônibus mais novos começaram apresentar dezenas de falhas, e para cobrir, a empresa tem utilizado, algumas vezes, veículos velhos da frota abandonada conhecida como “sucata ou chaveirão”.

A denúncia aponta que esses veículos estão rodando na necessidade de substituir os ônibus mais novos que acabam quebrando. Alguns ônibus mais novos seriam de 2006, já com mais de 10 anos de uso, quando há uma recomendação do Tribunal de Contas que alerta para o serviço público de coletivo municipal cujo os veículos tenham no máximo 10 anos de uso.

Os funcionários consideram que os ônibus mais novos, 2006, já são os velhos, estariam em estado de calamidade. Uma parte, de acordo com os trabalhadores, estaria com bancos quebrados, outros rasgados e até falta do próprio banco.

Ainda estão com sérios problemas mecânicos devido a possível falta de peças e manutenção, funilaria amassada, problemas com ferrugem, buraco com vazamento de água quando chove, problemas nos faróis, tacógrafo e ônibus entrando fumaça.

Ainda segundo os funcionários, peças dos ônibus quebrados seriam usadas para repor nos ônibus que apresentam problemas, pois, a empresa não teria peças novas para repor.

Recentemente, um dos itens substituído em parte dos veículos, foram os pneus, alguns foram trocados, aqueles que não haviam qualquer condição de rodar.

2135321350
 

 

 

 

 

 

Mais grave; ônibus de 1995 estariam circulando

Os chamados ônibus “sucata ou chaveirão” existentes no pátio da empresa, estariam sendo usados para substituir os mais novos quando quebram. O problema, é que, os mais novos, considerados já velhos, cheios de danos mecânicos e sem conservação interior, estão quebrando com maior frequência, segundo os funcionários.

Desta forma entram em circulação os “sucata ou chaveirão”, para fazer a substituição.

O agravante, informam os trabalhadores, é que alguns desses “sucata ou chaveirão” são de 1995 e jamais deveriam circular em nenhum momento de acordo com a recomendação. Portanto, se os mais novos são considerados velhos, os que têm 20 anos, relatam os funcionários, estão totalmente sem condições.

Poucos, velhos e quebrados, com atrasos e até a falta de veículo

Os funcionários denunciaram, que os ônibus que estão circulando são poucos e estão em péssimas condições. Desta forma, quebram muito e provocam diversos atrasos. Às vezes, uma linha ou outra acaba ficando sem o ônibus, destacam.

A quantidade de problemas é tão grande, que a empresa já não estaria conseguindo repor os carros quebrados, informam os trabalhadores. Eles dizem que chegou ao ponto de não ter ônibus nem para repor os “sucata ou chaveirão” que já estão como reposição e que nem deveriam estar rodando, em hipótese alguma.

2135421355Últimos relatos

Os funcionários deixaram bem claro, que estão cansados de ouvirem reclamações dos passageiros, pois eles também não tem culpa. Relataram ainda que em alguns casos, não são todos, de escolas de bairros mais afastados, crianças estão sofrendo com os atrasos de veículos.

Também estão sofrendo os trabalhadores de bairros mais afastados, pois a demora, do transporte em alguns horários, acaba fazendo com que a pessoa chegue atrasada no serviço.

Os funcionários disseram também que, um ou outro bairro, como São João Novo por exemplo, circulavam dois veículos, um saía do terminal e outro do bairro. Agora há dias, apenas um ônibus vai e volta, comprometendo todo o horário e atrasando totalmente a locomoção das pessoas.

Às vezes o mesmo ocorre com as linhas dos bairros Vila Nova, Canguera, segundo os funcionários.

Quando é preciso repor um veículo quebrado, e não há caveirão ou sucata para a reposição, o ônibus do Jardim Mosteiro, é retirado e direcionado para fazer o socorro emergencial. Assim, o bairro acaba ficando sem o transporte por algumas horas, ou até o dia inteiro.

Os funcionários não souberam dizer o que está acontecendo com a empresa. Dizem que é preciso urgente renovar toda a frota e que o risco no momento é muito grande.

Ao todo mais de 20 bairros fazem parte das linhas de São Roque. Praticamente cada bairro tem um ônibus, e sem reservas.

O São Roque Noticias enviou na terça-feira (03) um e-mail a empresa para ouvir o lado da Viação São Roque e saber se essas informações são verdadeiras. A redação aguarda o retorno do e-mail da Viação São Roque que até o momento não se manifestou.

A Viação São Roque está operando as linhas municipais de São Roque há 11 anos, foi contratada em 2005. Desde então presta o serviço na cidade. A prefeitura informou que fez uma série de exigências à empresa e realizou várias notificações. Disse também que está fazendo um levantamento junto aos fiscais e a empresa e que tomará as medidas contra a Viação São Roque, inclusive deve divulgar nos próximos dias as ações serão tomadas para resolver o problema. Também relatou que renovou o contrato com a empresa e que a direção da Viação São Roque será chamada uma nova conversa.

Do São Roque Notícias