Empresa de Cotia receberá 100 empregados de filial que será fechada no interior

A empresa gráfica de tecnologia Idemia anunciou nesta quinta-feira (5) que vai encerrar a produção na unidade de Taubaté, onde emprega 426 funcionários, até o fim do ano. Cerca de 100 empregados terão preferência em um processo seletivo com 100 vagas para transferência para a unidade de Cotia. Os demais devem ser desligados gradualmente até o fim da operação.

A empresa fica em Cotia na Rua Soluções do Lar, no Parque Alexandre e é uma fusão da Oberthur com a Morfo.

Segundo o Sindicato das Indústrias Gráficas, a decisão foi comunicada nesta quinta-feira aos trabalhadores. A categoria considera que as demissões são irreversíveis e diz estar tentando conseguir benefícios para os funcionários.

Instalada em Taubaté há cerca de 20 anos, a Idemia atua com atividades gráficas de tecnologia produzindo chips e cartões magnéticos.

Por meio de nota, a Idemia informou que as atividades da unidade de Taubaté, que têm previsão de funcionar até o final de 2018, serão transferidas para Cotia como parte de uma estratégia para se tornar mais competitiva no mercado.

Sobre a situação dos trabalhadores, a empresa disse que pretende iniciar uma negociação com o sindicato e que os
funcionários receberão os benefícios devidos à rescisão, previstos na lei. A Idemia informou que está focada na criação de 100 posições na fábrica de Cotia e que será dada preferência aos funcionários de Taubaté que quiserem continuar na empresa.

G1