Empreendedores de Cotia e região podem fazer qualificação gratuita pelo Sebrae

O Governo de SP e o Sebrae oferecem 400 mil vagas presenciais e online de qualificação gratuita durante todo este ano pelo programa Empreenda Rápido, com o objetivo de melhorar a produtividade e a competitividade das empresas. Além disso, até o final de 2021, por meio do Banco do Povo, serão disponibilizados mais de R$ 150 milhões em microcrédito aos concluintes dos cursos.

Empreendedores de Cotia e cidades vizinhas podem se beneficiar com os cursos.

No total, serão 216 mil vagas para cursos técnicos e de gestão ministrados pelo Sebrae, Centro Paula Souza, Univesp, Senai e Senac e 184 mil vagas exclusivas de gestão aplicadas pelo Sebrae. Além das qualificações, o Empreenda Rápido auxilia os empreendedores no acesso a novos mercados e na busca por crédito orientado.

O programa Empreenda Rápido está preparado para atender quem já empreende e futuros empreendedores. As aulas dos cursos de gestão já começaram em todo o Estado de São Paulo, com mais de 7,1 mil pessoas inscritas em 2021. Novas turmas são abertas todas as semanas, destinadas tanto para quem quer começar um negócio próprio quanto para quem já empreende. Os participantes aprendem sobre finanças, marketing, abertura de empresas, controle de gestão e melhora de resultados. As aulas são aplicadas pelo Sebrae-SP e oferecidas de forma online ou presencial, variando entre 10h e 20h de duração. As inscrições são feitas até dois dias úteis antes do início das turmas.

Em virtude da reclassificação do Plano SP no combate à pandemia do coronavírus, municípios podem ter suas atividades presenciais restritas em algum momento. Caso na data de um curso presencial isso aconteça, as atividades serão realizadas de forma híbrida e/ou totalmente online e os inscritos avisados com antecedência.

Inscrições abertas para os cursos técnicos

As inscrições para a primeira turma de cursos técnicos já estão abertas, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Para os interessados, o cadastro pode ser feito pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br, pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações nos escritórios regionais do Sebrae e postos do Sebrae em todo o Estado. Para acesso ao crédito, os concluintes, não podem ter restrições cadastrais no CPF ou CNPJ.

Já as aulas começam na próxima segunda-feira (22). Serão oferecidos cursos para os mais variados segmentos, como Beleza, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Têxtil, Vestuário, Automotivo, Eletroeletrônico, Metalurgia, Gráfico e Editorial, Tecnologia da Informação, Economia Criativa, entre outros. Ao longo de 2021, novas turmas serão iniciadas. É preciso ficar de olho na abertura de inscrições.

Para quem está começando será uma oportunidade para aprender uma nova profissão. Para os que já atuam nas áreas, os cursos vão auxiliar na melhora da performance do negócio com técnicas mais competitivas e rentáveis. As aulas serão aplicadas pelo Centro Paula Souza, Univesp, Senai e Senac, oferecidas de forma online ou presencial, variando entre 20h e 44h de duração nas turmas online e 24h e 88h nas presenciais. As inscrições poderão ser feitas até dois dias úteis antes do início das turmas.