Embu das Artes vai receber exposição sobre os 130 anos de imigração ucraniana

Em visita à cidade de Embu das Artes na sexta-feira (24/9), o cônsul Jorge Rybka e a consulesa Márcia Rybka, da Ucrânia, se encontraram com o vice-prefeito Hugo Prado e os secretários de Cultura, Carlinhos do Embu, e de Turismo, Rosana Almeida, no gabinete da Prefeitura, para consolidar a realização de uma exposição em comemoração aos 130 anos da imigração ucraniana no Brasil, que deverá ocorrer em dezembro.

Em sua fala, o cônsul Jorge Rybka manifestou a agradável missão do Consulado de levar a cultura ucraniana ao conhecimento da comunidade embuense, e espera que ela se identifique com o país do leste europeu. “A Ucrânia fica distante do Brasil mas seu povo possui características muito semelhantes aos brasileiros, como sua alegria e a adoração pelo futebol”, disse.

Saindo da reunião, uma comitiva acompanhou as autoridades ucranianas durante um passeio pelo Largo 21 de Abril para apreciar a exposição “Escultura ao Alcance de Todos”, exposta ao ar livre na praça. Em seguida, numa passagem pelo Centro Cultural Mestre Assis do Embu, para conheceram as instalações do equipamento onde acontecerá a futura mostra cultural, foram recebidos pelo Quinteto de Metais, que tocou cinco músicas para reverenciá-los, e pelo artista Wanderley Ciuffi, que realiza no local a exposição “Olhares e Expressões “, em homenagem à sua falecida esposa, Marina Ciuffi.

Após um intervalo para o almoço, os cônsules retornaram ao C. C. Mestre Assis para ganharem das mãos da artista plástica, Margarith, um quadro de sua autoria para homenageá-los. A consulesa, Márcia Rybka, recebeu com emoção a obra e expressou a intenção de surpreender ao público com a apresentação da história ucraniana. “A cultura agrega conhecimento e enriquece o ser humano e esperamos fazer jus ao acolhimento que vocês nos deram hoje e para a realização da exposição”, externou.

Sobre o país

A Ucrânia, cuja capital é Kiev, é o segundo maior país do continente europeu, ficando atrás somente da Rússia, e foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas que, aproveitando a fertilidade do solo ucraniano, desenvolveram grandes plantações de cereais. A independência nacional foi proclamada em 1990. Sua população estimada é de 45.708.081 habitantes.