Embu das Artes vai receber exposição ‘130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil’

A exposição “130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil” acontece em Embu das Artes de 8 a 19 de dezembro no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e irá mostrar ao público a tradicional e histórica cultura ucraniana. O evento gratuito é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Consulado da Ucrânia de São Paulo.

Completando neste ano 130 anos de imigração, os primeiros ucranianos chegaram ao Brasil em 1891 e se estabeleceram inicialmente nos municípios de Palmeira e Mallet. A onda imigratória desse povo se fixou principalmente no centro-sul do Paraná (estado onde está 80% da sua comunidade) e no norte de Santa Catarina. No total, existem no País cerca de 600 mil descendentes.

A foto de destaque da matéria é da nova Igreja da Santíssima Trindade, construída ao lado da antiga edificação, que reproduz a arquitetura típica dos templos ucranianos. Está localizada em Colônia Marcelino, no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná.

A Ucrânia, com capital situada na cidade de Kiev, é o segundo maior país do continente europeu, ficando atrás somente da Rússia, e possui uma população estimada de 45.708.081 habitantes. Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas e foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Sua independência nacional foi proclamada em 1990.

Serviço:

130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil
Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes
De 8 a 19 de dezembro
Horários: de segunda a sexta (9h às 19h) e fins de semana (das 9h às 17h)
Abertura: 08/12, às 19h
Gratuito