Embu das Artes ganha mais 31 guardas civis nas ruas

Embu das Artes pode contar com mais 31 guardas civis municipais, tendo, entre eles, três mulheres.

A cerimônia de formatura da 6ª Turma ocorreu em Itapevi. O efetivo passa para 165 GCM´s treinados e orientados a fazer guarda comunitária, atendendo a população de maneira humanizada e solidária.

Os candidatos concorreram em concurso público com proporção de 30 candidatos por vaga. Os aprovados passaram por cinco meses de treinamento no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani, em Itapevi, acumulando 828 horas de aulas.

As disciplinas e temas abordados foram: armamento, munição e tiro, civismo, sistema prisional, crimes ambientais, defesa civil, defesa pessoal, direção defensiva, ética e cidadania, funções e atribuições da GCN, hinos e cantos, legislação, língua portuguesa, motomecanização, ordem unida, prevenção de combate a incêndios, prevenção e combate às drogas, primeiros socorros, procedimentos gerais, procedimentos de delegacia, rádio comunicação, relacionamento interpessoal, técnica operacional e trânsito.

A próxima etapa da rotina dos recém-formados será, durante uma semana, tomar conhecimento das peculiaridades da cidade para, em seguida, assumirem o patrulhamento de rua.

“A perspectiva é boa, pois é a melhor turma já formada”, sentenciou o comandante da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, Dirceu Alves, que acredita que o perfil do profissional tem que ser idealista.

Segundo o comandante, com a entrada dos novos guardas, a cidade terá um ganho com aumento de viaturas nas ruas, de guardas nas bases imóveis e no contingente de efetivos. “Com eles, deveremos acrescentar 3 carros no turno da noite e diluir os outros no período diurno”, declarou.