Em treinamento no interior, Guarda Civil de Cotia acaba se envolvendo em ocorrência e prende ladrão

A GCM de Cotia está em fase de treinamento e aperfeiçoamento na cidade de Valinhos, na região de Campinas neste mês de agosto.

Nesta sexta-feira (19) durante as atividades, no trajeto de retorno à base da GCM de Valinhos, se depararam com um roubo em andamento e os guardas da Romu – Rondas Ostensivas Municipais, junto com guardas da cidade e também de Carapicuíba (que também participam do curso) trocaram tiros com um dos bandidos, que foi baleado. Outro ladrão conseguiu fugir.

Com o ladrão baleado foi encontrado um revólver calibre 38. Ele foi levado ao pronto socorro da cidade, medicado em depois será conduzido à cadeia de Valinhos.

O treinamento

A Secretaria de Defesa de Valinhos está passando conhecimentos e experiência para os guardas municipais de Cotia e Carapicuíba. 13 profissionais das duas cidades estão recebendo aulas de patrulhamento com motocicletas. São aulas teóricas e práticas. Os agentes públicos vieram a Valinhos em busca de capacitação e padronização sobre os procedimentos de segurança, conforme prevê a legislação federal vigente.

vali4Segundo o coordenador do curso e da área de Manutenção e Equipamentos da GCM de Valinhos, Rangel Ricardo Minguine, serão em média oito horas diárias de atividades, durante cinco dias seguidos. “Nós oferecemos alojamento para pernoite. O combustível para as motocicletas usadas pelos alunos e também a alimentação dos mesmos é por conta deles. Percebemos que há uma demanda muito grande na região e também em outras áreas do Estado em relação ao patrulhamento com motocicletas”, contou.

Valinhos é tida como uma das cidades mais seguras da Região Metropolitana de Campinas e conseguiu diminuir os índices de criminalidade para números registrados no ano de 2001, portanto, há 15 anos. Na época, a cidade tinha 83 mil habitantes e hoje tem 120 mil.

Curso – As aulas começam todos os dias por volta das 6h30, com atividades físicas – alongamentos e corridas. Em seguida, das 8h às 18h, começam as aulas teóricas e práticas do curso. São oferecidos ensinamentos de como pilotar motocicletas em terrenos nivelados, como em ruas asfaltadas, ou em áreas off road – terrenos com morros e declives. Também é ensinado como transpor terrenos com água, como riachos por exemplo. Também é ensinado nas aulas como realizar o patrulhamento tático, que significa abordar pedestres, motociclistas e condutores de veículos maiores, além da realização de escolta de autoridades e presos e técnicas de primeiros socorros.

Da redação do Cotia Agora e informações do Mais Expressão – Imagens da ocorrência: Plantão Policial Itapevi