Em São Paulo, idosos já são minoria entre os novos internados com coronavírus

No Estado de São Paulo, pessoas com menos de 60 anos já são a maioria entre os internados com coronavírus no mês de março. Os mais jovens respondem por 50,8% das internações em UTIs (unidades de terapia intensiva) no Estado mais populoso do país. É a maior proporção desde o início da pandemia.

O Poder360 analisou os registros do Sivep-Gripe, banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), atualizado até a noite de quarta feira (17). As informações mostram que desde que a população mais velha passou a ser vacinada, o número de internações nessas faixas etárias caiu. Nos últimos dois meses, houve queda de 11% no número de pessoas com 60 anos ou mais internadas em São Paulo.

Ao mesmo tempo, os dados mostram que as internações entre os mais jovens subiu. A faixa etária de 30 a 59 anos é a que apresenta maior alta, 10,7%.

Esses números se referem a quantidade de pessoas internadas a cada mês. Ou seja, é diferente da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que se referem ao número de vagas ocupadas no sistema de saúde.

A tendência dos mais jovens sendo cada vez mais hospitalizados por causa do coronavírus não é exclusiva de São Paulo. Em todo o Brasil, as pessoas com menos de 60 anos já representam 48,8% do total de internações no mês de março. Também é um recorde para a faixa etária desde o início da pandemia.

Do Poder 360