Em ranking das cidades que cuidam do meio ambiente, Cotia fica em 534º lugar no estado

Por Beto Kodiak

Mais um ano que Cotia perdeu a oportunidade de ficar entre as maiores cidades que cuidam do meio ambiente, através do Selo VerdeAzul.

A cidade ficou na 534º posição no ranking, entre 645 cidades e vinha nos últimos anos só caindo nessa classificação. Entre todas as cidades vizinhas, Cotia só não foi pior que Jandira.

O resultado do programa Município VerdeAzul foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ao todo, 100 cidades receberam certificação por notas acima de 80 pontos.

Cotia em 2019 estava em 610° lugar na classificação e subiu alguns degraus, mas está muito longe de cumprir as metas estabelecidas.

Cotia não seguiu as exigências do programa e terminou nessa amarga posição, com 6,33 pontos. A cidade nunca conseguiu a certificação na história do Programa. O resultado final apontou, mais uma vez, a cidade de São José do Rio Preto como o município exemplo em gestão ambiental e preservação do Meio Ambiente, com 96,61 pontos. Na segunda colocação ficou São Pedro do Turvo, com 96,55 pontos e Bragança Paulista em 3°, com 95,89.

Das cidades vizinhas de Cotia, a classificação ficou assim: 44º São Roque (88,02 pontos), única que recebeu a certificação.

Depois vem 108º Barueri (76,45), 136° Ibiúna (64,54), 164º Osasco (51,92), 207° Itapecerica da Serra (36,97), 215º Embu das Artes (34,16), 270° Itapevi (15,18), 390º Vargem Grande Paulista (9,36), 422º Carapicuíba (8,72), 470° Juquitiba (7,79), 471° Taboão da Serra (7,77), 473° São Lourenço da Serra (7,75), 540º Jandira (5,92).

O programa teve início em 2007 e conta com dez diretivas. São elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O Município VerdeAzul tem a iniciativa de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. “Com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável”, complementa a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

O Programa Selo VerdeAzul

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, assinando o Termo de Adesão, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.