Em Cotia, mais três escolas estaduais terão ensino em período integral

Três escolas da rede estadual de ensino de Cotia foram incluídas no programa de Ensino Integral. A partir de 2020, segundo a Secretaria Estadual da Educação, o PEI (Programa de Ensino Integral) vai abranger 664 escolas da rede estadual do estado, sendo 31 delas na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade. As escolas para nova fase manifestaram interesse em adotar esse tipo de ensino.

As três escolas de Cotia são EE Deputada Conceição da Costa Neves (No Rio das Pedras, popular “prédinhos”), Fernando Nobre (Km 21) e Vinícius de Moraes (Granja Viana).

Segundo a pasta, elas também obedecem a critérios para o programa, como ter mais de 12 salas de aulas e ficam em locais de alta vulnerabilidade socioeconômica. Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada, que inclui, além das disciplinas tradicionais, programas de projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes nos quais os alunos de organizam por interesse, como dança, xadrez e debates.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações. Ainda segundo a secretaria, em 2021, outras escolas da rede que manifestaram interesse mas não foram contempladas agora terão prioridade na expansão do programa.

Do Webdiario