Em 2ª Pré-Certificação de 2017, Cotia fica em 219º no Município VerdeAzul e longe de obter certificado

Os mais recentes números do programa Município VerdeAzul foram divulgados na sexta-feira (22) pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo em Rio Claro.

O resultado final deverá ser divulgado em dezembro de 2017, conforme informa o setor. Cotia mais uma vez ficou longe de obter a certificação no ranking ambiental. A escala vai de 0 a 100 e para obter a certificação, as cidades precisam conquistar no mínimo 80 pontos.

Cotia soma 30,86 pontos e está na 219ª posição no ranking entre todos os municípios do estado. No resultado final de 2016, a cidade obteve 49,27 pontos e ficou na 207ª posição.

Em primeiro lugar na mais recente pré-certificação está Fernandópolis (89,47 pontos) e em último, na posição de número 571 está Itapuí, com nota de 6,68. O programa teve início em 2007 e conta com dez diretivas.

São elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O Município VerdeAzul tem a iniciativa de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. “Com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável”, complementa a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

O Programa Selo VerdeAzul

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, assinando o Termo de Adesão, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.