Em 12 dias nível da represa de Cotia subiu mais de 10% e Itupararanga tem pequena elevação, mas segue crítica

Até há poucos dias o nível do reservatório Alto Cotia, na Represa Pedro Beicht estava com 34%, acendendo o sinal de alerta em relação à falta de água na cidade e região.

Mas, com tanta chuva que caiu sobre a cidade nas duas últimas semanas, o nível começou a subir, dando um pouco de alívio em quem tem a casa ou empresa abastecidos pela água da represa.

Do dia 1º de janeiro até esta quarta-feira (12), o nível subiu de 41,3% para 53,5%, um aumento considerável de 10%. Os demais reservatórios administrados pela Sabesp também tiveram elevação, mas o Cantareira ainda segue em estado crítico, com menos de 30%.

Outra represa da região, a Itupararanga (foto principal), que está em estado crítico e em muitos pontos sem nenhuma água, esteve com pouco mais de 16% e com as chuvas recentes, subiu para 25,1%, um índice desesperador, segundo ambientalistas da região. A represa abastece cidades como Ibiúna, Piedade, São Roque e Votorantim e tem como nascentes, entre eles, o Rio Sorocamirim, que tem início em Cotia. Com a crise, Sorocaba anunciou que fará racionamento de água.