Eleições: Os 5 deputados federais e 5 estaduais mais votados em Cotia em 2018, quase nada fizeram pela cidade

As Eleições 2022  chegaram e muitos candidatos a deputado estadual e federal apareceram do nada em Cotia pedindo votos e prometendo mundos e fundos, caso sejam eleitos e tenham boa votação na cidade.

É preciso ficar atento a isso. O eleitor cotiano toda vez é enganado, vota em candidatos que não tem nenhuma ligação com a cidade, são milhares de votos jogados fora e depois de eleitos, os deputados não se lembram de Cotia, não enviam emendas, verbas ou reivindicam junto ao Governo do Estado ou Federal, melhorias para cá.

Fizemos um levantamento, ou pelo menos, tentamos, junto aos cinco deputados federais e os cinco estaduais mais votados em Cotia e eleitos nas Eleições de 2018. Perguntamos via e-mail, quais foram os projetos ou benefícios que eles mandaram para Cotia, já que tiveram muitos, milhares, de votos na cidade.

Enviamos e-mails para os seguintes candidatos:
Deputado Estadual:
-Janaína Paschoal (PSL) – 7.643 votos – Única que nos respondeu (veja abaixo).
-Arthur Mamãe Falei (DEM) – 2.303 votos – Teve o mandato cassado e não houve resposta
-Gilmaci Santos (PRB) – 2.212 votos – NÃO RESPONDEU
-Ataíde Teruel (Podemos) – 1.930 votos – NÃO RESPONDEU
-Cezar (PSDB) – 1.711 votos – NÃO RESPONDEU

Deputado federal:
-Eduardo Bolsonato (PSL) – 7.656 votos – NÃO RESPONDEU
-Joice Hasselmann (PSL) – 4.595 votos – NÃO RESPONDEU
-Celso Russomano (PRB) – 4.346 votos – NÃO RESPONDEU
-Bruna Furlan (PSDB) – 4.134 votos – NÃO RESPONDEU
-Tiririca (PR) – 3.207 votos – NÃO RESPONDEU

Dois deputados são da região, Gilmaci e Bruna. No caso da deputada, foram enviados recursos sim, como o próprio Jornal Cotia Agora publicou há algum tempo, porém, o pedido feito era justamente para saber tudo o que ela reivindicou para Cotia, mas a resposta não veio.

O que o leitor precisa ficar atento é nisso. Votar em alguém que não é da cidade ou da região, vale a pena? Depois ficar reclamando que a cidade não tem estrutura, falta isso, falta aquilo, vai ajudar em algo?

É necessário analisar os candidatos. Ver quem tem ligação com a cidade ou a região, que se possa depois reivindicar e cobrar o que foi prometido em palanques e reuniões eleitoreiras.

O simples fato desses 9 deputados que não responderam nossa reportagem, do principal portal de notícias da cidade, com milhares de acessos diários, já mostra o desdém que esses políticos tem com você eleitor e com Cotia.

No dia 3 de outubro, pense bem, investigue a carreira política de quem você pretende votar, a internet está aí, com informações boas e más sobre os políticos. Não jogue seu voto fora. Exerça seu direito de cidadão.

Por Beto Kodiak – Editor do Jornal Cotia Agora

Resposta de Janaína Paschoal:
A Deputada Janaina Paschoal não encaminhou emendas impositivas para o município de Cotia. Entretanto, é importante ressaltar que a Parlamentar trabalha somente com as emendas impositivas, ou seja, somente com as emendas previstas constitucionalmente. O senhor pode entender melhor sobre essa questão a partir da página 15 do Relatório do Mandato, que encaminho anexo. O senhor também pode acessar o mapa das emendas encaminhadas pela Deputada nesse link https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1_WkP2WYyIZ1HjzChKdio50yECYCzQLh7&ll=-22.665168897185016%2C-49.00453189531252&z=5

No relatório encaminhado, o senhor pode verificar um resumo das ações da Parlamentar em seu mandato. Para além de todo o exposto no relatório, destaco que a parlamentar aprovou a Lei nº 17.137/2019, que garante à parturiente a possibilidade de optar pela cesariana, a partir de 39 (trinta e nove) semanas de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal, válida para todos os municípios do Estado de São Paulo. A Deputada aprovou outros dois projetos importantes para toda a população paulista, mas que, infelizmente, foram vetados (primeiras páginas do relatório).