Eleições 2022: Veja quem pode concorrer ao Governo de São Paulo

O primeiro turno das eleições para o Governo de São Paulo (e para Presidência da República, Senado e Câmara dos Deputados) será realizado em 2 de outubro de 2022, mas a maioria dos partidos e dos possíveis pré-candidatos já estão se mobilizando para lançar seus postulantes para ocupar a cadeira principal do Palácio dos Bandeirantes. De acordo com levantamento da Gazeta, veja como começa a se desenhar o quadro político paulista para emplacar o substituto do governador João Doria (PSDB).

Líder na pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa no cenário mais provável, divulgada com exclusividade pela Gazeta de S. Paulo em 7 de julho, o ex-governador Geraldo Alckmin estuda deixar o PSDB para concorrer por outra legenda e, dessa forma, buscar um quinto mandato como governador de São Paulo. O destino mais provável é o PSD, legenda comandada pelo ex-prefeito da Capital, Gilberto Kassab. Há também a possibilidade do PSB.

Há uma costura política sendo negociada neste momento para aumentar a força da possível candidatura capitaneada por Alckmin. Existe a possibilidade real de Alckmin sair candidato ao governo com o também ex-governador Márcio França (PSB) de vice. O ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, se uniria a ambos para ser candidato ao Senado.

Nada garante, porém, que essa união se concretize. Há uma pressão entre eleitores para que França não abra mão de se candidatar ao governo paulista. Na pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa, ele aparece numericamente na quarta colocação. Seu grande trunfo é a baixa taxa de rejeição entre os eleitores do Estado.

Questionado pela revista “Carta Capital” nesta semana se será candidato ao Governo de São Paulo, França respondeu: “Provavelmente”.

Por sua vez, o nome tucano provável para concorrer nas eleições é do atual vice-governador Rodrigo Garcia, que deixou o DEM em maio para seguir ao PSDB justamente para ganhar força eleitoral. Ele tem apoio do diretório municipal do PSDB na Capital.

Na direita, o nome do deputado federal Vinicius Poit aparece como favorito dentro do Novo. Ele é conhecido pelo bom trânsito entre as diferentes correntes políticas da Câmara dos Deputados. O partido afirma que faz um “processo seletivo” para escolher seus candidatos.

Outro nome que deve surgir nas urnas é o do deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei (Patriota), chancelado pelo quarto lugar nas eleições a prefeito de São Paulo em 2020, com quase 10% dos votos válidos. Em entrevista ao “Antagonista”, o parlamentar afirmou que o MBL não pode mais ficar de fora das eleições majoritárias.

Na ala bolsonarista, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, pode concorrer em São Paulo em 2022. A sugestão por sua pré-candidatura foi feita pelo próprio presidente Jair Bolsonaro em algumas oportunidades.

Os dois nomes mais fortes da esquerda para 2022 são o do coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos (PSOL), e do ex-prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT). Pela pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa, inclusive, ambos são, nessa ordem, os preferidos pelo eleitor paulista para o Governo de São Paulo depois de Alckmin, o que não significa um caminho simples. Nunca um candidato assumidamente de esquerda conquistou o governo paulista desde a redemocratização do País.

Por Bruno Hoffmann – Gazeta de SP