Eleições 2018: 12 candidatos estão na briga pelo Governo do Estado

O período das convenções partidárias terminou no domingo, 5, com 12 candidatos definidos para a disputa pelo governo do estado de São Paulo. Os nomes terão agora de ser inscritos na Justiça Eleitoral até o próximo dia 15 de agosto.

Em convenção realizada no último sábado, o atual governador Márcio França (PSB) foi oficializado como candidato à reeleição e afirmou que combaterá a violência dando oportunidade de emprego e qualificando os jovens. Sua vice será a coronel da Polícia Militar Eliane Nikoluk.

No domingo, foi a vez de mais duas siglas indicarem seus candidatos. O PDT oficializou Marcelo Candido, ex-prefeito de Suzano, e o PCO escolheu Edson Dorta.

Outros cinco partidos realizaram convenções no fim de semana. O PTB, PMB, PRP e PSC declararam apoio a França. O PSL anunciou neutralidade.

Já haviam sido indicados pelos partidos para a disputa Adriano Costa e Silva (DC), Cláudio Fernando Aguiar (PMN), João Doria (PSDB), Lisete Arelaro (PSOL), Luiz Marinho (PT), Paulo Skaf (MDB), Rodrigo Tavares (PRTB), Rogério Chequer (NOVO) e Toninho Ferreira (PSTU).

O primeiro debate na TV será realizado na noite do dia 16 de agosto, pela Rede Bandeirantes. O programa terá cerca de duas horas de duração e sete blocos.

Chapa pura

O PDT havia fechado aliança com França, mas condicionou o apoio à indicação do vice ou de um candidato ao Senado, segundo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

“Nossa precondição na convenção, está lá em ata, é que nós indicássemos o vice ou o senador”, disse Lupi, que acumula a presidência do diretório paulista. “Aí ontem ele (Márcio França) apresenta a chapa completa e nos excluiu. Ora, se a gente está excluído, vamos com o nosso caminho”.

A chapa pedetista inclui ainda Gleides Sodré, presidente da Associação Mulher Trabalhista (AMT), como vice e Antonio Neto, presidente do PDT na Capital e presidente licenciado da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), como candidato a uma vaga no Senado. Paula Santos, vereadora de Cabreúva, é a primeira suplente.

A mudança garante ao presidenciável do PDT, Ciro Gomes, um palanque no maior colégio eleitoral do País. Lupi confirmou que isso pesou para lançar a chapa: “É claro, para fazer palanque para ele no Estado. Se não ele não tem palanque”.

Sem o partido, França terá 13 legendas na coligação com o PSB: PTB, PPS, PR, PV, PROS, Patriota, Podemos, Solidariedade, PHS, PPL, PSC, PMB e PRP.

Legenda da foto: Os 12 candidatos: Adriano Silva (DC), Cláudio Aguiar (PMN), Edson Dorta (PCO), João Doria (PSDB), Lisete Arelaro (PSOL), Luiz Marinho (PT), Márcio França (PSB), Marcelo Candido (PDT), Paulo Skaf (MDB), Rodrigo Tavares (PRTB), Rogério Chequer (NOVO) e Toninho Ferreira (PSTU)

Crédito de imagens: Foto 1: Reprodução/Facebook | Foto 2: Rodrigo Montaldi/Diário do Litoral | Foto 3: Divulgação/PCO |Fotos 4 e 9: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo | Foto 5: Reprodução/YouTube | Fotos 6 e 12: Reprodução/TV Globo | Foto 7: Divulgação/Governo do Estado | Foto 8

Da Gazeta de São Paulo