E.C. Portão 100 anos – “Amor que não se mede”

Fundado em 29 de julho de 1921

O Século 20, o ano, 1921, o dia 29, o mês, julho, um grupo de amigos se juntam para uma partida de futebol, esporte que se popularizava no Brasil. A este grupo, deu-se o nome de E. C. Patriarca, que em 1923 passa a levar o nome do bairro Portão, passando a se chamar E. C. Portão, com as cores tradicionais preto e branco, o Alvinegro de Cotia.

Assim nascia o maior Clube de Futebol Amador da Cidade de Cotia e da Região Oeste.

Com muitas dificuldades e o apoio de uma das mais tradicionais Famílias de Cotia, a família Silva, que cresceram juntos, e que inclusive doou tanto ao Clube, quanto à Igreja Santo Antônio do Portão e a Escola Pedro Casemiro Leite, os terrenos onde hoje se localizam estes três ícones de nossa cidade. Com determinação e garra, a diretoria à época, superou as dificuldades procurando cumprir os objetivos dos fundadores, ou seja: Promover o esporte e principalmente o futebol como base nesses 100 anos.

O Sr. Zacarias Antônio da Silva, patrono do Clube, (que inclusive hoje é nome de uma escola estadual da cidade), sonhava em ver um clube de destaque na cidade. O Sr. Zaca como era conhecido, já em idade avançada, era levado ao clube para assistir aos jogos do time que tanto amou.

Em 1966, herdeiros do Sr. Zacarias fizeram a doação do terreno onde hoje se localiza a atual sede e o campo do clube, único particular do Município.

Esporte, Fé e Educação, as bases de um cidadão que até hoje o E. C. Portão traz consigo.
Vários presidentes passaram e contribuíram com a agremiação: Sr. Mario Silva, Sr. Rachid, Sr. Reni Paludo, Sr. Francato, Sr. Dorival Munhoz, Sr. Juarez Honório.

Na nossa sede social, muitos se divertiram aos domingos à tarde com o Big’s Forró Danças.
Vários prefeitos, vereadores e autoridades tiveram acesso ao nosso salão social.

Nestes 100 anos muitos jogadores de renome fizeram parte e atuaram com a Gloriosa camisa do E. C. PORTÃO. Dentre eles destacamos: Dito César, Toninho Baltazar, João Laguna, Cidão Laguna, João Mascavo, Neu, Aminha, Zuna, Dito Pinto, Fumaça, Pelezinho, Dorival Boi, Jonas Goiaba, Marquinhos Caçarola, Cidão, Itararé, Narciso, Caruso, Lulu, Adalberto, Adão, Carlão Goleiro, Roberto Xavier, Francato, Bacalhau, Nino Silva, Bodinho, Air Santiago, Fi, Bistequinha, Juarez, Valdir Perone, Zaca, Roque Vitor, Chicão, Wilson, Zé de Lima, Joaquim Carlos, Ferreirinha, Tatá Chapolin, Valdomiro, Osvaldo Munhoz, Gilbertinho, Tijela, Pinguim, Piva, Chico Preto, Clóvis Silva, Jaime Martins, Julião, Oscalino Massagista, Zé Miudinho, Jamil Santiago, Duval, Ratinho, etc.

Dentre os mais recentes podemos destacar: Fabinho, Edimilson, Kinho, Márcio BA, Paulinho, Izé, Baguncinha, Leandro, Sabata, Geraldinho, Adilson Beronha (descendente da Família Silva), Marquinho, etc.

Neste ano do Centenário gostaríamos de agradecer a todos os diretores, jogadores, colaboradores, torcedores e amigos que contribuíram ou ainda contribuem para que esta amada e Gloriosa Agremiação continue seu crescimento, a todos aqueles que confraternizam conosco todos os finais de semana em nossa sede. Não temos inimigos, temos adversários.

Obrigado
Juarez Honório da Silva – Presidente e Diretoria.

Sede do Portão leva o nome de seu patrono, Zacarias Antônio da Silva, que doou a área e tem uma longa história com o clube, assim como vários membros da tradicional família Silva
Arquibancada do estádio
Escalação original do time de 1921