Dr. Thiago Camargo: O aumento do risco de doenças cardíacas nas mulheres

Segundo a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, na década de 70, de cada dez mortes causadas por infarto, nove eram homens e uma mulher. Tal proporção vem se modificando nos últimos anos, encontrando-se atualmente a média de seis homens para quatro mulheres.

As causas de problemas cardíacos são similares em ambos os sexos: o hábito de fumar (tabagismo), hipertensão arterial, diabetes, níveis elevados de colesterol e predisposição familiar (genética). Outros fatores de risco para a mulher são o uso de anticoncepcionais com a combinação de estrogênio e progesterona, além da menopausa.

Os sintomas mais comuns em mulheres em casos de angina e infarto são atípicos, diferentes do quadro clínico clássico, podendo haver dor em regiões menos comuns como apenas nas costas, nos braços ou na mandíbula, ou ainda náusea, palpitação ou falta de ar sem a presença de dor torácica. É importante não ignorar qualquer tipo de sintoma.

A realização de exames de rotina (preventivos) é uma forma eficiente de prevenção, sendo recomendável exames periódicos gerais em adultos saudáveis de qualquer idade. Após os 40 anos, a realização de exames mais específicos (como o Teste Ergométrico e Ecocardiograma) é recomendável anualmente, ou no máximo, a cada 2 anos.

Além do acompanhamento médico, a reeducação alimentar, o uso correto de medicações e a adoção de hábitos saudáveis de vida são fundamentais para a prevenção.

*Dr. Thiago Camargo (CRM 107445) é ginecologista e especialista em saúde da mulher e escreve no Jornal Cotia Agora.