Dr. Thiago Camargo: Dicas de prevenção do câncer considerando hábitos regionais

Sabemos atualmente que o câncer é uma doença causada por mutações genéticas, no entanto, por longos períodos de tempo, acreditou-se que essas mutações tinham origem em falhas congênitas e que, por isso, não seria possível interferir ou evitá-las. Hoje, com os avanços das pesquisas, sabemos que 30 a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças nos hábitos de vida, como evitar fumar, dar preferência aos alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, vacinação, redução do consumo de bebidas alcoólicas e prática de atividades físicas.

Apesar dos cuidados serem conhecidos, o medo ainda não é suficiente para a mudança de hábito. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no Brasil, apontou que metade das pessoas entrevistadas não realizam atividades físicas e que uma em cada quatro não reconhece a obesidade como problema relacionado ao câncer.

Ao contrário do hábito de fumar em que a relação com câncer de pulmão é direta, os impactos do estilo de vida na saúde são pouco palpáveis para a maioria das pessoas, já que é muito difícil dizer com precisão o que originou o tumor (consumo de álcool ou de carnes processadas, por exemplo), uma vez que trata-se de uma doença com causas multifatoriais.

É extremamente importante o investimento em prevenção e em campanhas de conscientização, além de auxiliar a população a buscar soluções mais saudáveis no dia a dia, de acordo com a necessidade e perfil de cada região.

O câncer de estômago é o segundo tipo mais comum em homens nas regiões Norte e Nordeste do país. Em parte, esse aumento é causado pela subnotificação histórica da doença em alguns estados, mas o comparativo nacional ainda é significativo. Enquanto a mortalidade nacional caiu 50% entre 1979 e 2017, acompanhando a tendência mundial, na região Nordeste o índice aumentou 64% no mesmo período.

Tradicionalmente são regiões em que os pratos típicos costumam ser compostos por alimentos conservado em sal ou muito condimentado, com presença constante de carne, mas pouco espaço para vegetais. Em excesso, são fatores de risco, mas existe a possibilidade de encontrar um equilíbrio sem desconectar as pessoas da cultura e dos hábitos locais.
Com o objetivo de prevenção do câncer, daremos algumas dicas para facilitar a incorporação de hábitos mais saudáveis no dia a dia:

– Sempre é tempo de parar de fumar, uma vez que o consumo de tabaco – especialmente inalado – é responsável por até 90% dos casos de câncer de pulmão, além de responder pela grande maioria dos casos de câncer de cabeça e pescoço, esôfago e bexiga. Formas alternativas, como cigarro eletrônico e narguilé, não reduzem os riscos. Os benefícios são inúmeros e podem ser reconhecidos já algumas horas após o último cigarro. Se encontrar dificuldade para abandonar o hábito, o que é muito comum, não hesite em procurar ajuda profissional.

– 20 minutos de caminhada por dia já faz diferença na prevenção de câncer, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada, como uma caminhada até o mercado ou padaria, ou 75 minutos de atividade vigorosa, como partidas de futebol, corrida e aulas de dança. Sabemos que a prática de atividade física melhora a imunidade do corpo e reduz a produção de mediadores inflamatórios, fenômenos que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento do câncer. Estudos apontam que a atividade física regular reduz de fato o risco de desenvolvimento de câncer de mama, intestino (cólon) e endométrio.

– Faça pequenas substituições no mercado e em casa ao invés de mudanças drásticas, evitando alimentos processados e procurando manter uma alimentação balanceada, consumindo alimentos ricos em fibras, porções diárias de vegetais e frutas (cinco ou 400g por dia) e reduzindo o consumo de carne vermelha (três porções ou 500g por semana). No caso das cidades litorâneas do Nordeste, por exemplo, é mais fácil trocar carnes salgadas por peixes da região, que são mais baratos e abundantes. Para o consumo de vegetais e frutas, a orientação geral é lavar os produtos por um minuto com esponja e detergente neutro, podendo também tirar as folhas externas das verduras e descascar frutas de casca fina.

*Dr. Thiago Camargo (CRM 107445) é ginecologista e especialista em saúde da mulher e escreve no Cotia Agora.