Dr. Danylo pergunta e esclarece: Sua gengiva sangra?

É comum, durante uma consulta odontológica, o paciente relatar, que sua gengiva sangra quando escova os dentes ou quando usa o fio dental. Alguns pacientes afirmam que as vezes ocorre sangramento espontâneo. Normalmente quando notamos esse sangramento, podemos observar também a presença de cáries, tártaro e biofilme dental, restaurações com infiltrações e a presença de mau hálito.

Uma gengiva saudável não sangra, tem consistência firme, apresenta aspecto de “casca de laranja” e coloração normalmente rosada. Durante a escovação e principalmente o uso do fio dental não apresenta sangramento. Quando ocorre o sangramento, é indicação de inflamação da gengiva, que passa a apresentar uma coloração mais avermelhada, mais escura, perde o aspecto de “casca de laranja”, fica mais flácida e em muitos casos “fica solta” e descola do dente. Chamamos este processo inflamatório de gengivite.

O que causa a Gengivite?
A principal causa da gengivite é o acúmulo de biofilme (placa dental) e tártaro, também chamado de cálculo dental. O tártaro se forma quando o biofilme se mineraliza, tornando-se mais duro e difícil de ser removido através da escovação. Com o tempo, o tártaro, pode adquirir coloração escura, esverdeada, marrom ou preta.

O acúmulo do biofilme está relacionado a uma higiene bucal inadequada ou insatisfatória. A escovação dos dentes feita com pouca frequência, ou feita, de maneira errada. Isso vale também, para o uso do fio dental, que tem por tem a finalidade de remover o biofilme, que fica entre os dentes, local onde as cerdas das escovas não alcançam.

No que se refere a causa da gengivite, fazemos uma ressalva: algumas doenças sistêmicas como anemia, leucemia e escorbuto podem apresentar, como parte de seus sinais e sintomas, o sangramento gengival, mesmo que o paciente apresente uma boa higiene bucal. Entretanto, na maioria das vazes, a gengivite é causada por uma higiene bucal deficiente.

Se não tratar a gengivite, o que pode acontecer?
A gengiva tem a função de proteger e revestir o dente e o osso, onde o dente está inserido. Quando está inflamada, pode perder parcialmente esta função. As células inflamatórias, presentes em uma gengiva que não se encontra saudável, começam a agredir o osso que fica ao redor da raiz do dente, que retrai, logo fica menos osso ao redor da raiz dental. Esse processo causa o amolecimento dos dentes, que é irreversível, mas pode ser controlado.

Outra consequência da gengivite, é o mau hálito, que ocorre pelo acúmulo do biofilme, também devido ao fato da gengiva se encontrar inflamada, o que gera exsudatos sangrantes e purulentos. Ao mesmo tempo, em que ocorre os problemas periodontais – gengiva e osso, onde se inserem as raízes dentais – é comum observar outros problemas como: cáries, manchas esbranquiçadas, dentes com infiltrações nas restaurações, dentes fraturados etc.

Como prevenir a gengivite?
Como a principal causa da gengivite é a ausência de uma higiene bucal adequada, devemos nos atentar a alguns fatores. A frequência da escovação, que deve ser após as principais refeições, é muito importante. Da mesma maneira, a técnica da escovação, deve ser observada, para que saibamos, se está sendo eficiente. Muitas vezes, podemos notar, que a ponta dos dentes e os dentes anteriores são limpos durante a escovação, enquanto os dentes posteriores e a porção mais próximas a gengiva, não recebem os mesmos cuidados. Isso mostra, a importância de receber orientação do dentista, para uma escovação eficiente.

O fio dental, deve ser utilizado com a mesma frequência que é feita a escovação, ou seja, após as principais refeições. É exatamente, no que se refere ao uso do fio dental, onde encontramos maior dificuldade no seu uso, também falta de hábito em usá-lo. Por isso, podemos afirmar, hoje, que a falta do uso do fio dental é a principal causa da gengivite.

O biofilme, quando não removido pela escovação e uso do fio dental, se mineraliza, formando o cálculo, ou tártaro. Este dificilmente será removido pela higienização feita em casa, sendo necessária uma consulta com o dentista, que irá realizar a raspagem, feita com aparelho de ultrassom e curetas. Em seguida, poderá aplicar o jato de bicarbonato, que tem a função de remover placas, manchas e pigmentos da alimentação. Por fim, realizará o polimento dos dentes, para remover asperezas, deixando os dentes mais lisos, dificultando a adesão de novas placas de biofilme.

Conclusão
A inflamação da gengiva, denominada gengivite, apresenta como principal característica o sangramento, mas causa também outros problemas, entre eles o mau hálito. Se não tratada, esta inflamação, pode evoluir para a periodontite, que leva ao amolecimento dos dentes. A principal forma de prevenção é a escovação, o uso do fio dental e consultas regulares ao dentista, para realização de limpezas, raspagens, profilaxias e orientação de higiene. Afinal, a higiene oral, quando realizada corretamente após as refeições, proporciona uma gengiva saudável, e gengiva saudável NÃO SANGRA.

*Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316) é cirurgião dentista com clínica no Centro de Cotia e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO /SP 21.664) fica na Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping) – Telefone: (11) 4148-0996 (Também WhatsApp)  – email: [email protected] – Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h.

A nova clínica Dr. Danylo- Ortodontia fica na Rua Senador Feijó, número 50, 1° andar, no calçadão de Cotia, em cima da loja Pepita Bijuterias. O telefone para contato é o 4551-7170 (também é WhatsApp).

Site: https://drdanylo.com.br/ – Acesse as redes sociais. Instagram: https://www.instagram.com/dr.danylo/ e Facebook: https://www.facebook.com/Dr.Danylo/