Dr. Danylo, cirurgião dentista: Ano Novo, Saúde e um belo sorriso!

Todo final de ano, nos reunimos com nossos familiares, comemoramos, olhamos para trás, refletimos sobre os erros e acertos. Também é praxe fazer uma lista do que pretendemos realizar no próximo ano: emagrecer, ganhar dinheiro, fazer um curso, viajar, ter hábitos mais saudáveis de alimentação, praticar um exercício, aprender um novo idioma ou aprender a tocar um instrumento.

Na maioria das vezes, cumprir estas metas não é fácil. São raras as pessoas que conseguem. Na prática diária da clínica odontológica, percebemos isso, principalmente no mês de dezembro. Diversos pacientes nos procuram, buscando uma solução imediata, é comum ouvir: “doutor, preciso trocar minha prótese até o Natal”; “Vou viajar e preciso arrumar meu sorriso”; “Minha gengiva está sangrando”; “Não estou contente com meu sorriso, queria tanto ter um sorriso bonito”.

É possível deixar o sorriso lindo em pouco tempo?

Muitos destes pedidos conseguimos atender e solucionar para o paciente. Alguns pedidos, entretanto, conseguimos atender parcialmente, pois determinados tratamentos demandam um tempo maior para serem realizados da forma correta e com qualidade.

Uma situação que ilustra bem esse caso é quando o paciente nos procura, buscando melhorar seu sorriso, para colocar facetas de resina ou de porcelana. Este tratamento, muito divulgado em redes sociais, traz certamente um resultado estético fantástico. Entretanto, é necessário que o paciente tenha uma gengiva saudável, sem sangramento e não apresente acúmulo de placa ou tártaro dental.

Situações como esta necessitam de um tratamento periodontal prévio, que incluem raspagem, profilaxia, polimentos, tratamentos de canal em alguns casos, entre outros. Caso contrário, não é possível assegurar que o tratamento será duradouro, o sangramento gengival, por exemplo, pode impedir a boa retenção de facetas de porcelana, ou seja, elas podem sair com maior facilidade. O mesmo sangramento pode alterar a cor das facetas de resina, alterando a estética, beleza e a naturalidade.

Como ter aquele sorriso tão desejado?

Assim como quem busca ter um corpo perfeito, mais definido e saudável, precisa ir à academia e ter uma rotina de exercícios, quem busca um sorriso novo, precisa manter uma rotina de higiene bucal. A escovação dos dentes e o uso do fio dental após as principais refeições é o primeiro passo nessa busca.
Da mesma forma que para praticar exercícios físicos é ideal ter o acompanhamento de um orientador físico, para iniciar a dieta o acompanhamento de um nutricionista. Ir regularmente ao seu dentista de confiança é essencial para se obter as orientações necessárias para se alcançar aquele tão desejado sorriso perfeito.

Que tal começar hoje mesmo, novos hábitos?

Você já começou sua “lista de coisas para fazer em 2022?” Que tal começar dando mais atenção a sua saúde bucal? Tirar 10 minutos, ao menos 3 vezes ao dia, para realizar a higiene bucal após as refeições pode transformar seu sorriso e evitar muitos problemas.
O uso do fio dental previne a gengivite – que pode ser observada pelo sangramento da gengiva. A escovação dos dentes previne as cáries, o que evita dores e infecções bucais. Pequenos hábitos podem melhorar nossa qualidade de vida. Quem não quer ter um hálito agradável? Não é possível se não houver uma boa higiene bucal. As consultas regulares ao dentista para prevenção são fundamentais.

Agora, se você quer iniciar seu ano com um novo visual, com os dentes mais brancos, quer colocar aparelho para melhorar a posição dos dentes, quer trocar as próteses antigas, fazer implantes para substituir as próteses removíveis, não deixe pra última hora, agende uma consulta com seu dentista de confiança.

Sabe aquela lista? Que tal começar hoje mesmo com novos hábitos? E o que acha de começar transformando seu sorriso para melhor? Desejo a todos os leitores, que 2022 seja um ano cheio de realizações e felicidade e qual melhor forma de demonstrar felicidade, senão por meio de sorrisos?

*Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316) é cirurgião dentista com clínica no Centro de Cotia e escreve no Jornal Cotia Agora. Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO /SP 21.664) fica na Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping) – Telefone: (11) 4148-0996 e também no número 50, o Centro de Ortodontia (telefone 4551-7170) – email: [email protected] – Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h.

Site: https://drdanylo.com.br/ – Acesse as redes sociais. Instagram: https://www.instagram.com/dr.danylo/ e Facebook: https://www.facebook.com/Dr.Danylo/Whatsapp