Dr. Danylo aborda um tema importante, o trauma dental

Os primeiros cuidados

É mais comum que se imagina a ocorrência de acidentes ou traumas, que atingem a região da face e da boca. São acidentes que acontecem nas mais diversas situações: realizando algum trabalho, em um acidente de trânsito, uma queda, durante uma brincadeira ou durante a prática de algum esporte de contato.

Orientamos, sempre que ocorrer algum trauma, na região da cabeça, que se procure um hospital ou um médico, para que se avalie possíveis danos neurológicos, sendo estes, prioridade no tratamento. Em não se tratando de algo mais grave e havendo trauma na face e região oral, deve-se procurar o quanto antes o dentista.

Cuidados Odontológicos
Traumas na região oral, normalmente causam lacerações em bochecha, língua e lábios. Muitas vezes, é necessário que se realize suturas (pontos) na região, para controlar um eventual sangramento. Suturas bem realizadas auxiliam, para que haja uma cicatrização favorável, sem a formação de queloides e cicatrizes.

No que se refere aos dentes, estes podem sofrer pequenas fraturas, sendo facilmente restauradas, luxações, onde se faz necessário realizar uma esplintagem – apoiar o dente amolecido em outros que se encontram sem mobilidade – e até mesmo a avulsão dentária, que é quando o dente sai do osso e da gengiva, ou seja, sai da boca. Neste último caso, orientamos que se coloque o dente em um recipiente com soro fisiológico, leite ou água de coco, e que se procure o dentista imediatamente. Visto que, em algumas situações, é possível reimplantar o dente avulsionado. Outro cuidado que se deve tomar é sempre segurar o dente avulsionado pela coroa e nunca pela raiz, pois existem na raiz células que possibilitam o reimplante do dente.

Durante a consulta, o dentista irá avaliar os traumas sofridos e determinar o melhor tratamento. Em certos casos, há a necessidade de ser realizado o tratamento de canal nos dentes envolvidos. Normalmente, realizamos também radiografias, que fornecem informações a respeito da extensão da fratura do dente, da necessidade de tratar o canal, de uma eventual fratura óssea e mesmo de pequenos fragmentos que podem adentrar os tecidos moles como bochecha, língua, lábios e gengiva.

Acompanhamento e Cuidados
Quando ocorre um trauma na região da boca, não é suficiente apenas passar por uma consulta e fazer os procedimentos de urgência, é também necessário se fazer o acompanhamento da região envolvida. É comum em um dente que sofreu um trauma, num primeiro momento, não apresentar alterações. Entretanto, com o tempo, pode apresentar escurecimento, ficando amarelado ou acinzentado e ser necessário, portanto, o tratamento de canal.

Há situações, que mesmo anos depois de um trauma dental, o próprio organismo do paciente começa a promover a reabsorção da raiz, o que leva ao amolecimento e perda do dente. Em alguns casos, é possível controlar este quadro, em outros, a perda do dente é inevitável, sendo preciso substituí-lo por prótese ou implante dental.

É importante, sempre que se inicia um tratamento odontológico, informar ao dentista traumas sofridos na região bucal, mesmo que a muito tempo. Ele poderá investigar eventuais complicações. Esta informação também se mostra importante no planejamento de diversos tratamentos, como a instalação de aparelhos ortodônticos, uma vez que este deverá ser mais cauteloso com os dentes envolvidos.

Lesões na face
Além de lesões na parte interna da cavidade oral, o dentista também é apto a cuidar da face do paciente. Existe uma especialidade dentro da odontologia, a HOF – Harmonização Orofacial – que cuida da estética do rosto, o que pode contribuir para o tratamento de lesões sofridas na face.

Prevenção ao Trauma
Alguns acidentes são imprevisíveis, outros, por serem comuns , podem ser evitados com algumas medidas preventivas. Acidentes de trânsito, são uma causa comum de lesões. Podem ser evitados com prudência na direção, uso do cinto de segurança nos carros e capacete quando se dirige motocicletas.

A prática de esportes de contato, como futebol, basquete e algumas modalidades, como MMA, Jiu-Jitsu, boxe e outras, frequentemente resultam em traumas faciais e dentais. Orientamos o uso de protetores bucais durante a prática destes esportes. Estes protetores devem ser confeccionados pelo dentista, uma vez que precisam ser corretamente adaptados à boca, caso contrário, podem ferir e causar danos, não oferecendo a proteção adequada.

Conclusões
Traumas na região da face e da boca são muito comuns, nem sempre recebem a atenção necessária. É preciso uma avaliação médica para se descartar danos neurológicos, mas a consulta odontológica é essencial, para que não se tenha sequelas funcionais e estéticas, como a perda evitável de um dente, a formação de queloides e cicatrizes, surgimento de infecções, escurecimento dental, entre outras.

Na ocorrência de um trauma na região da face, deve-se procurar o dentista o quanto antes, ele é o profissional mais preparado para ajudar. Se você sofreu algum trauma, na região oral e nunca fez uma avaliação, recomendamos que passe por uma consulta odontológica para avaliar possíveis complicações. Se nunca sofreu algum trauma na face, mas é praticante de algum esporte de contato, que possa gerar impacto na região, deve-se procurar o dentista e confeccionar um protetor bucal para uso durante a prática esportiva, o que poderá evitar muitos problemas. Prevenir um trauma, é melhor que reparar suas consequências.

*Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316) é cirurgião dentista com clínica no Centro de Cotia e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO /SP 21.664) fica na Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping) – Telefone: (11) 4148-0996 – email: [email protected] – Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h.

A nova clínica Dr. Danylo- Ortodontia fica na Rua Senador Feijó, número 50, 1° andar, no calçadão de Cotia, em cima da loja Pepita Bijuterias. O telefone para contato é o 4551-7170 (também é WhatsApp).

Site: https://drdanylo.com.br/ – Acesse as redes sociais. Instagram: https://www.instagram.com/dr.danylo/ e Facebook: https://www.facebook.com/Dr.Danylo/