Doria prorroga novamente fase de transição e bares e restaurantes de Cotia seguem em crise financeira

O governador João Doria prorrogou pela terceira vez a fase de transição do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, agora para 15 de julho.

Segundo Doria, a decisão segue a recomendação do Centro de Contingência Covid-19 e está baseada no crescimento dos casos de internação e mortes nas últimas semanas.

Ou seja, os comércios podem funcionar até às 21h com apenas 40% de ocupação. O Jornal Cotia Agora tem recebido constantemente a reclamação de donos de bares e restaurantes em relação à limitação de horário. O prejuízo é grande, as demissões neste período de pandemia foram muitas e fechar as portas às 21h tem afastado clientes.

Eu até entendo toda a situação desde o início. Mas já passamos 15 meses com prejuízos. Meu público é noturno, pessoas que vem jantar, comer uma pizza, reunir a família ou amigos, mas quando chega 20h30 eu tenho que anunciar que vou fechar em meia hora, já que eu tenho medo de descumprir o protocolo e ser multado. Tenho tido prejuízo, eu tinha 12 funcionários, hoje trabalho apertado com quatro, as pessoas tem voltado a frequentar meu comércio, aqui temos todos os protocolos exigidos, menor número de mesas, álcool em tudo quanto é canto, pedimos para as pessoas quando saírem da mesa, seja para fumar ou ir ao banheiro, que usem máscaras. O governo deveria pelo menos estender até às 23h, duas horas parece que não faz diferença, mas para nós comerciantes, ajuda em muito na conta final. Não aguento mais essa crise, falta dinheiro, contas atrasadas“, desabafou o dono de um restaurante/pizzaria que pediu anonimato.

O toque de recolher também continua em vigor em todo estado entre 21h e 5h.