Desativado, cinema na região deve ganhar novo ambiente

Um novo projeto está sendo realizado pelos herdeiros proprietários do Cine São José localizando no centro de São Roque.

Desativado há anos, o antigo cinema já não tem mais condições de voltar ao que era antes, no entanto, os responsáveis, familiares do antigo proprietário (Vasco Barioni) estão trabalhando para montar um novo ambiente no prédio mantendo toda a característica história do local considerado patrimônio cultural do município.

Os familiares revelaram oficialmente que estão realizando a reforma interna do Cine São José. Boa parte da mobília antiga está sendo retirada e vários reparos estão acontecendo para o novo projeto.

A princípio, o hall de entrada abrigará uma espécie de “cafeteria”, porém, com uma nova proposta aproveitando toda a característica do local.

Já o salão interno, onde eram exibidos os filmes e ficavam as poltronas, espaço onde acomodavam mais de mil pessoas, ainda seguirá em reforma por um bom tempo. O objetivo é remodelar o local e um estudo está sendo feito para saber se a ou não possibilidade de um espaço para teatro e até um cinema menor. A família ainda não confirmou qualquer detalhe sobre as obras.

Os familiares estão animados e esperançosos em fazer uma reforma geral e abrir o local para o novo ambiente na entrada em breve.

No sábado (19) uma sessão comemorativa aos 65 anos de fundação do Cine São José foi realizada na rua em frente ao prédio ao ar livre.

Muitas pessoas foram acompanhar a homenagem onde foram exibidos dois filmes em um telão. O trânsito foi fechado no local para a exibição dos filmes “Balas Encravadas” “Candinho”, de Mazzaropi. A comemoração ocorreu às 20 horas.

O Cine está desativado há mais de 15 anos e pertencia ao saudoso são-roquense, Vasco Barioni. Alguns anos serviu para abrigar peças de teatro. Após sua morte, familiares de Vasco seguem cuidando do local.

Em 2009 eles precisaram realizar uma reforma no teto que desabou com as chuvas. Desde então, a família vem recuperando o local e deve transformá-lo para outra atividade em um ambiente estilo cafeteria, porém, mantendo todas as características.

Durante o evento no sábado, para relembrar a época em que o Cine São José funcionava foram servidos groselhas e amendoins preparados pela irmã de Vasco Barioni, dona Íris.

O Cine São José foi inaugurado em 19 de março de 1951, por Vasco Barioni e se tornou um marco na história da cidade.

Moderno, cultural e com capacidade para 1.500 lugares, o prédio então se tornava um patrimônio histórico do município. Na estreia, Vasquinho resolveu exibir o filme “Deus lhe Pague”, simbolicamente como forma de agradecer a todos que ajudaram na construção Cine São José.

Do São Roque Notícias – Foto: acervo de Luís Guilherme Campos de Oliveira