DER retira grafites feitos em ação da Prefeitura de Cotia, alegando estar em área não autorizada

Nos dias 18 e 19 de julho a Prefeitura de Cotia promoveu uma ação de pintura de grafites nas paredes do pontilhão em frente ao mercadão municipal, no km 32,8 da Raposo Tavares.

As paredes, que estavam pichadas, foram pintadas de branco para receber os grafites de nomes conhecidos dessa arte, como mostrou o Jornal Cotia Agora na época.

Mas, apenas metade da área a ser pintada recebeu o grafitismo e justamente em um local que o DER não havia autorizado e, segundo o órgão, houve pichações e não grafitismo.

O assunto causou polêmica nas redes sociais e na manhã desta sexta-feira a área grafitada foi novamente pintada de branco, como mostram as fotos enviadas pelo leitor Alex da Força.

Procuramos o DER e a Prefeitura para falar sobre o assunto e apenas o órgão estadual nos enviou a seguinte nota:

O DER – Departamento de Estrada de Rodagem concedeu à Prefeitura de Cotia autorização para a pintura e grafites nos paredões localizados abaixo do viaduto no Km 32,8 da SP 270. No entanto, foram identificadas pichações fora da área concedida pelo DER à Prefeitura. São estes escritos que foram cobertos por pintura na manhã desta sexta-feira (31/07). Vale destacar que o DER mantém iniciativas de incentivo à cultura em parceria com prefeituras e comunidades lindeiras às rodovias estaduais. Para que estas atividades artísticas sejam realizadas em área sob guarda do patrimônio estadual, é necessária prévia autorização do DER.