Deputado da região quer proibir doces, balas e refris nas cantinas das escolas

O deputado estadual Gil Lancaster (DEM) apresentou projeto de Lei na Assembleia Legislativa de São Paulo que proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes, hipertensão, em cantinas das escolas da rede estadual e privadas do Estado.

Na proposta ele apresenta uma lista de produtos proibidos e sugere que sejam substituídos por versões bem mais saudáveis. Figuram na lista de alimentos a serem eliminados dos cardápios das cantinas das escolas de ensino fundamental e médio tanto das redes pública quanto particular, balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais; pipoca industrializada, bebidas alcoólicas; alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% das calorias totais; alimentos industrializados com alto teor de sódio.

Na proposta, ele quer que os produtos proibidos sejam substituídos por lanches mais saudáveis, como frutas da estação “in natura”, inteira ou em pedaços, ou na forma de suco. Na justificativa, o deputado destaca que a obesidade infantil é um fator de alto risco para a obesidade entre os adultos, pois 78% dos adolescentes obesos se tornaram adultos obesos. “Sabemos que o consumo de alimentos com alta taxa de gordura, açúcar e sal podem causar muitos males além da obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, assim como problemas emocionais na adolescência e na vida adulta, por isso, o projeto propõe uma abordagem legislativa para levar às escolas estaduais produtos e hábitos alimentares mais saudáveis”, concluiu.

Do Webdiario