Deputado cotiano promove Sessão Solene para reforçar prevenção de câncer de estômago

Na última semana o deputado estadual Marcio Camargo, promoveu na Assembleia Legislativa, a Sessão Solene com objetivo de reunir especialistas para reforçar a importância de atenção ao câncer de estômago. Estiveram presentes o Prof. Dr.Bruno Zilberstein, médico pela USP, ex-Presidente da IGC-International Gastric Câncer Society e o Prof. Dr. Laércio Gomes Lourenço, médico pela Unifesp e  Presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, além de médicos especialistas de diversas instituições.

Atualmente uma das doenças que mais acometem a sociedade é o câncer, com isso os órgãos de Saúde Pública têm criado campanhas para fortalecer a importância da prevenção e tratamento da doença, que diagnosticada precocemente, tem mais chances de cura.

esto2Pensando nisso, Marcio Camargo é propositor do Projeto de Lei, 127/2017, que institui o “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago”, a realizar-se, anualmente, no dia 28 de setembro.

De acordo com a Associação Brasileira de Câncer Gástrico, o câncer de estômago é silencioso e deve-se total importância não só à prevenção, mas também no diagnóstico precoce, visando uma maior eficácia no tratamento.

O Presidente da Associação, Dr. Laércio Gomes Lourenço, frisa que as estimativas do Inca – Instituto Nacional de Câncer, informam que no Brasil ele é o quarto mais incidente na população masculina e sexto na feminina, podendo chegar a 12.920 casos nos homens e 7.600 nas mulheres, totalizando mais de 23 mil casos por ano.

O Projeto de Lei, além de estabelecer um dia voltado à prevenção e informação sobre a doença, tem objetivo também de debater e passar para a sociedade a melhor forma de prevenção deste câncer e está para sanção do Governador Estadual.

Ao final do evento, o deputado Marcio Camargo recebeu o título de Membro Honorário da Associação Brasileira de Câncer Gástrico. “Fico muito feliz de termos a possibilidade de criar Projetos de Lei como este, que vão de encontro ao beneficio da população”, finalizou o parlamentar.