Depressão 6.0 – Como identificar e prevenir?

Você sabia que existe depressão 6.0? O termo pouco conhecido é uma forma diferente de falar do mal que atinge hoje mais de 11 milhões de brasileiros com idades entre 60 e 64 anos, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice tem acompanhado o crescimento no número de idosos no Brasil e registrado um aumento significativo nos últimos anos, o que deixa um importante alerta sobre como identificar, combater e prevenir tal doença na Terceira Idade.

Entre as principais causas que tornam o quadro de depressão mais comum nesta fase da vida estão as perdas de entes queridos como filhos, amigos e companheiros com quem, muitas vezes, a convivência perdurou por anos. Além disto, também existem as perdas subjetivas – um sonho que se torna uma ilusão, e as perdas externas, que vão desde a saída do trabalho após a aposentadoria, até as limitações físicas que surgem junto com outros problemas de saúde.

Quando uma pessoa é acometida pela depressão, algumas funções ligadas ao ego são inibidas, afetando áreas importantes da vida como mobilidade, alimentação, trabalho e sexualidade. A doença, por si só, provoca uma lentidão nestes aspectos, mas em pessoas da terceira idade as consequências são maiores. Elas já têm dificuldade para executar algumas atividades cotidianas como cuidar de si mesmo e se relacionar com outras pessoas, o que piora dentro de um quadro de depressão.

Para combater e amenizar o problema, é preciso ficar atento a todos os sinais como desânimo agudo, tristeza, pouca atividade física, perda de interesse, alteração de humor, pessimismo, queixas de dores, entre outros sintomas que podem ser comuns por conta da idade avançada. Nos casos em que os sinais são aparentes, o recomendável é buscar ajuda de um médico ou psicólogo.

Há diversas maneiras de evitar a formação de um quadro de depressão na Terceira Idade, incentivando o envelhecimento saudável com atividades físicas e recreativas como dança, ginástica, passeios, viagens. Elas podem ajudar a diminuir situações de isolamento e dar maior qualidade de vida aos idosos, o que também proporciona mais saúde mental e social. Além disto, a família precisa fazer com que a pessoa se sinta útil e parte das decisões e mostrar o tempo todo que seus ensinamentos são valorizados. Por fim, ainda há os cuidados básicos que todo filho e neto devem dar, como atenção, carinho, paciência, e principalmente, amor.

Sobre a autora
Silvana Farinha é psicóloga e professora no curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Londrina e da Unopar.

Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.