Dengue: Com 354 casos, São Roque decreta estado de epidemia

São Roque confirmou nesta semana que entrou em um estado de epidemia de dengue. A cidade já contabilizou desde 1º de janeiro 354 casos confirmados da doença.

Há duas semanas o número era de 252, porém mais 102 novos casos foram identificados apenas nos últimos oito dias.

A projeção é de que mais de 100 novos casos sejam confirmados até a próxima semana.

Na quinta-feira (23) 109 pessoas aguardavam resultado de exames para saberem se estão ou não com dengue.

Diante destes casos, contabilizados deste de 1º de janeiro, o departamento de Saúde de São Roque e a Vigilância Epidemiológica decretaram estado de epidemia e a Defesa Civil do município decretou “estado de emergência”. Uma tenda será montada na Santa Casa de São Roque a partir desta segunda-feira (27) para atender pessoas com suspeitas de dengue.

Também em alguns bairros onde há um avanço da doença como no bairro Paisagem Colonial, os horários de atendimento no posto de saúde serão estendidos.

De acordo com a vigilância todos os bairros de São Roque apresentam casos, a maioria difusos, no entanto, os bairros do Centro, Vila Irene, Paisagem Colonial e Vila Nova apresentam a concentração maior de doentes e, respondem atualmente por aproximadamente 35% dos casos positivos.

Casas fechadas e pessoas infectadas circulando são os principais problemas

De acordo com o departamento de Saúde de São Roque e a Vigilância Epidemiológica, o principal problema para o avanço da doença no município é o grande número de residências fechadas. Os agentes não encontram as casas abertas na hora de realizar a fiscalização e o combate, o que dificulta a orientação e as vistorias.

Outro fator são os pacientes, as pessoas infectadas com o vírus não estão respeitando o tempo solicitado para que fiquem em repouso em casa, uma semana. Muitas estão saindo e frequentando locais públicos. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa, porém, se ela circular onde há mosquitos pode ser picada e o mosquito leva a doença para outras pessoas rapidamente.São Roque está infestada do mosquito transmissor da dengue.

O terceiro fator é a região de Sorocaba, muitas pessoas vão ao município diariamente e aquela cidade já passou dos 40 mil casos.

O que fazer para combater a dengue
Neste momento é preciso eliminar urgentemente os criadouros e os moradores devem abrir suas residências para os agentes controladores o mais rápido possível, os agentes estão tendo dificuldades para entrar nas casas, pois a maioria está fechada.

URGÊNCIA: A população dos bairros devem o mais rápido possível, jogar fora a água acumulada em vasos de flores e plantas nos quintais e jardins. Eliminar pneus e garrafas com água que estiverem em qualquer lugar como casas, galpões, quintais, terrenos e outros. Retirar a água acumulada em ralos, bandejas de geladeira, aparelhos de ar condicionado e calhas obstruídas. Tampar urgente qualquer caixa d água que tiver descoberta e eliminar qualquer objeto que possa reter água no quintal como sacolas, sacos, vasos, tampas, caixas e também valas com água.

O uso de repelentes, com cuidado e orientação médica também é importante.

Informações sobre o assunto 4784-8551, setor zoonoses.

Casos confirmados por faixa etária
02 a 09 anos – 16
10 a 19 anos – 55
20 a 49 anos – 183
50 a 59 anos – 40

Maiores de 60 anos – 60
Menores de 2 anos – 0
Total 354

Do São Roque Notícias