Defesa Civil Estadual faz doação às vítimas das chuvas em Vargem Grande

A forte chuva com vendaval que atingiu Vargem Grande Paulista na tarde do dia 6 de junho, causou muitos estragos em vários bairros da cidade com a queda de árvores, postes e fios, muros, casas destelhadas, vias interditadas, além da falta de energia.

Para dar assistências às famílias que tiveram suas casas danificadas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil doou ao Fundo Social de Solidariedade do município diversos materiais de limpeza, higiene pessoal, colchões e agasalhos.

“Recebemos mais de 2,6 mil itens que estão sendo distribuídos para as famílias que foram atingidas. Desde o dia 6, nossas assistentes sociais percorreram todos os bairros para dar assistência às pessoas que tiveram suas casas destelhadas. Todas foram devidamente cadastradas para receber esses materiais. Além disso, estamos solicitando ao Fundo Social do Estado que também colabore com o município e envie mais doações”, explicou a secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social, Fátima Rocha, que acompanhou a entrega dos materiais doados pela Defesa Civil.

 

Os bairros mais afetados foram: Jardim Margarida (trecho da Bunjiro Nakao), Jardim Floresta, Jardim Marialda, Jardim Helena Maria, Centro, Bela Vista, Portão Vermelho 1 e 2, e Chácara Planalto. No bairro Bela Vista, uma escola que está em construção ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (PA) também sofreu estragos. A cobertura da quadra poliesportiva desabou e foi arremessada por mais de 100 metros. As telhas da quadra também atingiram os vidros da fachada do PA.

Diante dos estragos, o prefeito Roberto Rocha decretou situação de emergência no município. Logo após o temporal, a Defesa Civil do município iniciou os trabalhos em conjunto com a Defesa Civil do Estado no levantamento das áreas atingidas. Vistorias foram feitas para identificar quantos imóveis, estabelecimentos comerciais, prédios públicos foram atingidos.

A Secretaria de Planejamento Urbano e Obras Municipais também colocou equipes nas ruas para a retirada de árvores e limpeza das vias públicas.

Quem puder colaborar, o Fundo Social de Solidariedade está recebendo doações na Rua Benedita A. de Oliveira, 13 – Centro. “Agradeço a solidariedade de todos que estão doando. Neste momento precisamos de todos os tipos de materiais para poder auxiliar essas famílias, como: colchões, cobertores, roupas de cama, agasalhos, mantimentos, etc. Qualquer doação será muito bem vinda”, destacou Fátima Rocha.