De novo, sacolinhas de plástico são alvo de tentativa de proibição em São Paulo

Por Rodrigo Seixas – Repórter

A polêmica envolvendo as sacolinhas de plástico distribuídas em supermercados e comércio em geral volta à tona. Projeto na Assembleia Legislativa quer proibir definitivamente o uso das sacolas e está tramitando, com apoio de vários deputados.

O PL 771, do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) quer a proibição da venda e distribuição gratuita de sacos ou sacolas plásticas descartáveis, compostos de polietilenos, polipropilenos e similares, a consumidores, para acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais no Estado, podendo apenas as oxibiodegradáveis, biodegradáveis, reutilizáveis ou retornáveis.

A alegação em relação ao impacto ambiental causado é a mesma de alguns anos atrás, quando se proibiu as sacolinhas em várias cidades, mas após pressão de entidades do comércio e da própria população, os comércios voltaram a distribuir gratuitamente as embalagens, mas também oferecem para venda as sacolas ecológicas e retornáveis.

No PL ainda diz que os comerciantes deverão incentivar seus clientes a usarem sacolas ecológicas e caso descumprirem a lei, serão multados em 5 mil Ufesps, com valor dobrado na reincidência.

É um projeto polêmico que ainda vai ter muita discussão na Alesp e contestação de associações que representam os supermercados e afins. Nossa reportagem estará acompanhando o desenrolar do PL, se será aprovado ou não.