De 304 candidatos a vereador, apenas 15% nasceram em Cotia, e a prefeito, apenas um candidato

Nas eleições do próximo dia 2 de outubro, 303 candidatos buscam vaga na Câmara Municipal de Cotia na legislatura 2017-2020.

São 13 cadeiras disponíveis e a briga pelos votos de 158.884 eleitores do município deve ser acirrada, voto por voto. A campanha já está na rua, com os insuportáveis carros de som, veículos adesivados e muitos santinhos sendo distribuídos. Os comícios ainda não começaram, mas cada candidato segue fazendo reuniões em todos os bairros de Cotia, tentando convencer o eleitorado de que ele é a “melhor opção” e a “mudança” que a cidade merece.

Mas, quem são esses candidatos, de onde vieram? Nasceram em Cotia, moram em Cotia há muito tempo, enfim, qual a origem destes que postulam um cargo e serão responsáveis por muitas decisões nos próximos quatro anos? E o nível de escolaridade, são pessoas estudadas ou não?

Fizemos um levantamento sobre essas questões entre os 304 candidatos, sendo que 210 são homens e 94 mulheres.

Não vamos apresentar apenas a porcentagem, mas números reais que levantamos de candidato por candidato.

Na questão de origem de nascimento, dos 303 candidatos, apenas 46 nasceram em solo cotiano, o equivalente a  pouco mais de 15%.

Ainda apuramos que 140 nasceram no estado de São Paulo, ou seja, a maioria. Mas, Cotia é uma cidade que recebeu de braços abertos cidadãos de todos os cantos do Brasil e tem muitos representantes de Minas Gerais, uma colônia grande, principalmente na região do Rio Cotia.

De Minas, 32 são candidatos a vereança. São seguidos de perto por baianos (25) e paranaenses (19).

Os pernambucanos tem 12 representantes e os alagoanos 7. Cearenses, piaiuenses e potiguares estão em número de 4 candidatos por estado.

Paraibanos radicados em Cotia e querem ser vereadores são 3 e, com apenas um candidato, estão os estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Sergipe e Distrito Federal.

Ainda temos duas mulheres estrangeiras que concorrem nesta eleição, sendo uma espanhola e uma chinesa, ambas naturalizadas brasileiras.

Nível de escolaridade

Ensino médio completo é o nível de ensino da maioria dos candidatos a vereador em Cotia. São 123 pessoas que concluíram o antigo segundo grau.

Formados e com curso superior completo, temos 76 candidatos. Com superior incompleto, são 31 pessoas. Na sequência, 26 tem ensino fundamental completo, 25 com ensino fundamental incompleto, 22 tem ensino médio incompleto e uma pessoa “lê e escreve”.

CANDIDATOS A PREFEITO

Nesta relação também levantamos os dados dos sete candidatos a prefeito. Apenas um é nascido em Cotia (Adilson Lima). Cinco nasceram em outras cidades do estado de São Paulo (Vanessa Gravino, Welington Formiga, Quinzinho Pedroso, Moisezinho e Rogério Franco) e um na Bahia (João Santos).

No nível de ensino, três tem superior completo (Vanessa, Formiga e Rogério), dois superior incompleto (Quinzinho e Moisés) e dois ensino médio completo (Adilson e João).

Contas julgadas irregulares 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou uma listagem, que será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com mais de 2.500 nomes de gestores públicos e ordenadores de despesas que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo colegiado (clique para acessar).

O período considerado são os 8 (oito) anos imediatamente anteriores a cada eleição, que, em 2016, terá o primeiro turno realizado no dia 2 de outubro. A referida listagem abrange o período entre 2 de outubro de 2008 a 10 de agosto de 2016.

Cotia tem três nomes de candidatos na lista e que correm o risco de serem impugnados pela Justiça Eleitoral: Quinzinho Pedroso (candidato a prefeito) e Saulo Carraro e Joaquim Brechó (candidatos a vereador).

A divulgação da listagem é prevista pelo artigo 11, parágrafo 5º, da Lei nº 9.504/1997, c/c o artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar nº 64/1990, alterada pela Lei Complementar nº 135/2010 (“Lei da Ficha Limpa”). Trata-se da relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão contra a qual não cabe mais recurso.

A legislação prevê que a Justiça Eleitoral pode declarar inelegíveis aqueles que constarem da lista fornecida pelo Tribunal de Contas.

A lista continuará sendo periodicamente atualizada para envio às autoridades envolvidas no processo eleitoral e para publicação no site do TCESP, onde o cidadão pode acompanhar a situação do gestor de sua cidade.