De 16 vereadores, só 4 foram a todas as sessões da Câmara de Cotia em 2019

O ano legislativo na Câmara Municipal de Cotia se encerrou em meados de dezembro e as sessões ordinárias retornam no início de fevereiro para o último ano deste mandato dos vereadores da cidade.

2020 é ano de eleições e será a hora deles correrem atrás de votos, lembrando que para a próxima legislatura, Cotia terá mais duas cadeiras para vereadores na Câmara, passando a 15.

Mas, o assunto eleição será tema de muitas matérias especiais aqui no Jornal Cotia Agora durante o ano. Vamos falar sobre a frequência dos vereadores nas 41 sessões ocorridas em 2019 (sendo uma extraordinária) e houve um saldo positivo em relação a 2018, quando muitos deles faltaram bastante em sessões, que só acontecem uma vez por semana, às terças-feiras.

Dos 13 vereadores eleitos e mais 3 suplentes que assumiram em 2019, apenas 4 estiveram presentes nas 41 sessões. Claro que os faltosos na maioria das vezes apresentaram atestado médico como justificativa para a ausência e também temos situações onde vereadores assumiram secretarias e um foi afastado pela Justiça.

Os quatro vereadores que estiveram presentes em todas as sessões foram Celso Itiki, Edson Silva, Eduardo Nascimento e Pedinha. Com 40 presenças, Castor Andrade, Sandrinho e Professor Osmar. Paulinho Lenha esteve em 39 sessões e Marcinho Prates em 37. O vereador Tim compareceu em 35 e Marcos Nena em 33, tendo faltado 7 e também foi afastado pela Justiça, perdendo a última sessão antes do recesso do meio do ano. Em seu lugar, assumiu por apenas uma sessão, Alcides Esquisito.

Arildo Gomes foi a 29 sessões e faltou em 5. Ficou um período como secretário de Relações Institucionais e em seu lugar na Câmara, assumiu Tagarela, que compareceu em 7 sessões até ser afastado pela Justiça devido a um processo antigo. Arildo voltou à sua cadeira.

Outro que também deixou a vereança para assumir a Secretaria da Juventude foi Fernando Jão. Ele compareceu a 11 sessões e faltou em 5. Em seu lugar entrou o suplente Pelé, que esteve em 24 sessões e faltou uma vez.

Por Sam Ávila – Repórter de política do Jornal Cotia Agora