Datafolha: Russomanno lidera disputa à Prefeitura de São Paulo com 25%

Na primeira pesquisa do instituto Datafolha sobre a disputa à Prefeitura de São Paulo deste ano, divulgada nesta sexta-feira (15), o apresentador de TV e deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) lidera as intenções de voto com 25%.

As próximas colocações estão emboladas por conta da margem de erro, de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na ordem, vêm a senadora Marta Suplicy (PMDB), com 16%; a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), com 10%; o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), com 8%; o empresário João Doria Jr. (PSDB), com 6%; o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC), com 4%; o vereador Andrea Matarazzo (PSD), com 3%; Levy Fidelix (PRTB) e Major Olímpio (SD), ambos com 2%; Marlene Campos Machado (PTB) e Ricardo Young (Rede), ambos com 1%. Brancos e nulos somaram 19%. Cerca de 4% se declararam indecisos.

Em um possível segundo turno, Russomanno ganharia com folga de todos os concorrentes testados na pesquisa.

Contudo, Russomanno tem a possibilidade de não entrar na corrida eleitoral por conta de um processo contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode torná-lo “ficha-suja”.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já se manifestou favorável à condenação por peculato (desvio de dinheiro público) do deputado federal. A defesa do parlamentar alega que ele é inocente. Se a Corte Suprema acatar suas considerações até agosto, prazo para registro das candidaturas, Russomanno não poderá se candidatar.

Segundo o advogado do pré-candidato, Russomanno disse se sentir mal com a condenação, mesmo sabendo ser inocente. “Sentei com o Celso, e a gente estava preocupado com a candidatura. Ele reafirmou a inocência e me disse: ‘Como homem público me sinto mal. Queria devolver e mostrar minha boa fé.'”

Por isso o Datafolha testou também um cenário sem Russomanno. Marta lidera, com 21%. O segundo lugar está embolado entre Erundina (13%), Haddad (11%), Doria (7%), Feliciano (5%) e Matarazzo (5%).

Os políticos presentes na pesquisa ainda são apenas pré-candidatos. Os partidos tem até o dia 15 de agosto para indicar seus candidatos oficial. As convenções acontecem a partir de 20 de julho.

A pesquisa ouviu 1.092 pessoas entre 12 e 13 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SP-02963/2016.

Do Uol