Cuidados com a pele no verão: confira dicas de especialista

Incidência dos raios solares são mais intensas nessa época e podem causar doenças de pele

A estação mais quente do ano chegou e com ela os cuidados com a pele precisam ser redobrados. A pele é a principal responsável por proteger nosso corpo de fatores externos, como: calor, luz e controlar a temperatura.

Para reforçar os cuidados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Pediatria promovem campanhas de conscientização como o “Dezembro Laranja” e o “Guia de Fotoproteção na Criança e Adolescente”, com o objetivo de informar sobre cuidados com a pele e alertar sobre o câncer de pele, muitas vezes, causado por exposição excessiva à luz solar.

O câncer de pele é um tumor maligno, provocado pelo crescimento desregulado das células que compõem a pele. Está é a doença com maior incidência no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Quando descoberto no início tem 90% de chance de cura, porém evitar o problema é ainda melhor. Por isso, a melhor forma de reduzir o risco, é ter alguns cuidados habituais. Confira as dicas que o Dr. Gentil Alves, Médico Pediatra e Diretor de Relações com o Mercado da Amparo Saúde, separou:

• Manter a pele limpa e hidratada

Tomar, pelo menos, dois banhos por dia e manter a pele livre de suor e poluição. Procure manter as partes secas do corpo hidratadas com creme ou óleos de pele. Dê preferência sempre por água morna, banhos muito quentes ressecam ainda mais a pele

• Usar protetor solar diariamente

Manter a aplicação do protetor solar todos os dias, com reforço de 3 em 3 horas, independente de exposição direta ao sol, pois a luz branca também pode agredir a pele.

• Evitar a exposição direta ao sol

Evite exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas.

• Não se depilar no dia de tomar sol

Os pelos têm a função de proteger a pele, mas ainda geram incômodo em mulheres e homens. No verão, um cuidado importante é fazer a depilação com pelo menos 48 horas de antecedência, para evitar a aparição de manchas escuras.

• Tomar banho de água doce quando sair da água salgada

A água salgada causa irritação, secura e fissuras que podem propiciar a entrada de microorganismos na pele. Por isso, é importante lavar a pele com água doce para retirar o sal e a areia.

• Evitar tratamentos de pele no verão

Evitar tratamentos a laser e produtos químicos que deixam a pele sensível e exposta. A esfoliação é importante para eliminar as células mortas, mas deve ser feita com cuidado e apenas uma vez por semana.

• Manter alimentação com carotenoides, alimentos ricos em pigmentação

Ingerir alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, mantém a pele saudável e parecem ter efeito preventivo sobre o aparecimento do câncer de pele.

• Beber bastante água

Para evitar a desidratação que pode provocar intensas dores de cabeça, boca e pele seca, é importante beber cerca de dois a três litros de água por dia.

• Usar roupas de algodão e acessórios para proteção

Roupas mais confortáveis e leves podem evitar o suor em excesso e a irritação da pele. Bonés, chapéus e até mesmo roupas com proteção solar são bons acessórios para se proteger do sol.

• Evitar uso prolongado de roupas molhadas

Realizar sempre trocar de roupas ao dia, pois manter o traje úmida em contato com a pele por um longo período pode propiciar a proliferação de fungos e bactérias, gerando doenças.

Tipos de doenças de pele:

A exposição ao sol, areia, praia e piscina combinados com o excesso de suor elevam o risco de algumas doenças de pele. Entenda:

• Micoses: são infecções causadas por fungos, que atingem a pele, unhas e cabelos. A doença pode atingir crianças, jovens, adultos e idosos. Vale lembrar que a melhor forma de evitar a proliferação do fungo é manter a pele limpa e seca, sem contato direto com o chão ou locais sujos.

• Brotoejas: são pequenas bolinhas avermelhadas ou bolhas esbranquiçadas, que podem ou não apresentar coceira. A doença é muito comum em bebês, mas pode aparecer em crianças e adultos. A melhor forma de evitar o problema é usar roupas leves e soltas, além de manter a pele seca.

• Acne solar: são erupções da pele provocada pelo aumento da oleosidade natural da pele, causada muitas vezes pelo excesso de poluição e radiação solar. O ideal é lavar o rosto com sabonete adequado, manter a pele limpa e utilizar filtros solares com base aquosa ou em gel, propícios para diminuir ou controlar a oleosidade.

Sobre a Amparo Saúde

A Amparo Saúde é uma empresa de tecnologia e saúde fundada em 2017 por Emilio Püschmann. É a primeira rede privada e independente de centros de atenção primária à saúde (APS) no Brasil. Atualmente, a startup possui 9 unidades na Região Metropolitana de São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Salvador e Brasília onde oferece consultas, terapias, procedimentos de baixa complexidade, exames, vacinas, curativos, medicação e atendimentos à distância a seus pacientes. Seis novas unidades serão entregues no primeiro trimestre de 2020 na região do ABC Paulista, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

A Amparo Saúde se diferencia por trazer de volta o conceito de medicina de família com atendimento personalizado e acolhedor. Os pacientes são sempre atendidos pela mesma equipe (médico dedicado, enfermeiro e técnico de enfermagem) utilizando um sistema de gestão de saúde populacional proprietário que instrumentaliza dados levantados por meio de integrações de tecnologia ao longo da cadeia de saúde em benefício do paciente. A proposta de valor da Amparo Saúde é baseada em modelos inovadores de remuneração em regime de fee-for-value, nas características-chave da APS, e na busca simultânea do Triple Aim.