Crime ambiental: Empresas de Cotia e cidades vizinhas descartam e queimam lixo no Km 30

Muitas matérias publicadas aqui já mostraram os crimes ambientais e o abandono da Estrada Luís Silva, chamada de Rua do Lixão, no Parque Rincão 2, próximo à Estrada do Capuava. A via foi aberta há cerca de sete anos para facilitar o trânsito de caminhões para empresas da região, mas acabou virando ponto de descarte de entulho, lixo e até animais mortos.

Em 2020 a Prefeitura fez uma nova revitalização na via e colocou caçambas, chamadas de ecopontos. Começou aí uma série de crimes ambientais cometidos por condomínios e empresas, com descarte de materiais não recicláveis, alguns até tóxicos.

Na noite de terça-feira, mais uma vez jogaram produtos plásticos e atearam fogo, com a fumaça indo até casas próximas e a fumaça tóxica ficou durante toda a madrugada, colocando em risco os munícipes.

Segundo apurou nossa reportagem, além de empresas de Cotia, vem carros de firmas de Embu das Artes, Carapicuíba e Osasco jogar dejetos nas caçambas. A Prefeitura recolhe, mas não está dando conta de tanto material.

Um morador, que enviou imagens do fogo, comentou: “Aqui deve ser o lugar que mais troca caçambas, mas os caras trocam e os que jogam já estão parados na esquina para lotar, tem um pior que deve ser de perto, SAN – Serviço Ambiental Nacional vem cum um Ford 4000 e uma picape chinesa lotada de plástico que não pode reciclar e isopor grande que retira de alguma firma, às vezes vem 2 ou 3 vezes por dia, tem muita gente de fora, Embu, Carapicuíba, até Osasco jogando aqui”.