Crianças de Cotia aprendem sobre seus direitos com ajuda de peça teatral

No último dia 30 aconteceram duas sessões de ‘Se eu Pudesse Mudar o Mundo III – Toda Criança tem Direitos’ em escolas públicas da cidade

No último dia 30 de junho (quinta-feira), a peça ‘Toda Criança tem Direitos’ realizou duas sessões gratuitas em duas escolas públicas de Cotia, no Estado de São Paulo. A partir da peça, cerca de 619 crianças e adolescentes puderam aprender sobre seus direitos de maneira leve e divertida, a fim de educá-los sobre o que pode e o que não pode lhes acontecer.

Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espetáculo integra o projeto ‘Se eu Pudesse Mudar o Mundo III’ é uma realização do Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura) com patrocínio da Tenneco e produção da 3S. A peça foi apresentada no CE Maria Tereza Pastana e EM Vicente Maciel, em Cotia.

De forma leve e divertida, o enredo faz uso da declaração da Unicef que trata dos Direitos Universais das Crianças, considerando as individualidades sociais, econômicas, culturais e étnico-religiosas. “O objetivo é, de fato, educar os pequenos quanto aos seus direitos empoderando-os enquanto agentes ativos na denúncia de quaisquer abusos”, comenta Carlos Heiffig, gerente de projetos da 3S – proponente do projeto.

DEPOIMENTOS
O tema trabalhou os direitos universais, de maneira lúdica, rica em conhecimento e aprendizado. As crianças participaram com entusiasmo. Os personagens foram superapropriados e superdivertidos”, diz Lígia Oliveira vice-diretora do CE Maria Tereza Pastana
Perfeito! Ótima temática e desenvolvimento! ”, comenta Solange dos Anjos, coordenadora pedagógica da EM Vicente Maciel.
SERVIÇO: ‘Se eu Pudesse Mudar o Mundo III – Toda Criança Tem Direitos’
30/06/2022: CE Maria Tereza Pastana e EM Vicente Maciel, em Cotia/SP

Sobre a Tenneco: A Tenneco é um dos maiores líderes, fabricantes e comerciantes mundiais de produtos automotivos para equipamentos originais e clientes de reposição, com receitas em 2020 de US$ 15,4 bilhões e, aproximadamente, 73.000 colaboradores trabalhando em mais de 270 locais em todo o mundo. Nossos quatro grupos de negócios – Motorparts, Ride Performance, Clean Air e Powertrain – impulsionam avanços em mobilidade ao fornecer soluções de tecnologia para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves e pesados, utilitários, fora de estrada, industriais, automobilismo e o mercado de reposição.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).