Cotia vai ganhar uma escola técnica municipal até o final do ano

Por Bruna Santana – Repórter

Uma boa notícia aos jovens estudantes de Cotia. Ainda em 2021 a cidade terá uma escola técnica municipal, com diversos cursos profissionalizantes, nos moldes da Etec e Fatec.

A unidade será no bairro do Portão, onde funcionou por muitos anos a Escola Industrial Sverre Munck, nos anos 70 e 80 e a partir de 1993, a Finpec – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica, Social e Cultural.

O prédio teve pedido de reversão de doação em 2020, após muitos anos de tramitação na Justiça e volta a ser administrado pela Prefeitura.

A escola da Munck teve o terreno doado pela Prefeitura em 1971, através da Lei 116, na época que o prefeito era Kenji Kira, para a Fundação Educacional de Cotia, em uma área de 4.680m².

Em 1993, o prefeito Ailton Ferreira revogou a lei após a escola não estar mais sendo usada em prol da população da cidade.
Anos depois a Prefeitura fez um acordo com uma instituição de ensino que ficou durante muitos anos atuando naquele espaço, porém, houve um pedido na Justiça pedindo a devolução do prédio para a administração municipal, que agora pretende usar o espaço para cursos para jovens da cidade.

Corredor de entrada do local
1978: Antiga escola da Munck. Foto: Arquivo Beto Kodiak