Cotia terá testes e orientações sobre aids e doenças sexuais em dezembro

A Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificará as ações de orientação e conscientização contra IST (Infecção Sexualmente Transmissível), sífilis e hepatites Virais, por meio da Campanha Fique Sabendo 2020 – que visa prevenir e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce destas doenças.

A campanha acontece, tradicionalmente, durante o Dezembro Vermelho, mas em Cotia, a programação será aberta no dia 30/11 com a realização da web conferência “Diagnóstico precoce HIV/Sífilis – Cuidados e Vinculação ao Serviço” voltada para profissionais da saúde, um dia antes do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro).

A abordagem “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis” acontecerá durante todo o mês de dezembro e as UBS’s intensificarão as ações educativas e informativas, além de realizarem teste rápido em dias pré-definidos (confira abaixo). No dia 5 de dezembro (sábado), das 8h às 12h, as UBS’s Caucaia e Atalaia funcionarão para realizar testes rápidos, no entanto, é preciso agendamento na própria unidade, pois a quantidade será limitada.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a qualquer momento do ano, os testes podem ser realizados gratuitamente, sem necessidade de agendamento, no SAE/CTA, que fica na Rua Valdionor Belotti, 105, bairro do Portão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O telefone de contato é 4616-5921 e o e-mail é [email protected].

A campanha de 2020 visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, e vincular o portador do HIV à referência de atendimento do município, o SAE CTA, e ofertar o tratamento após o diagnóstico.