Cotia tem dia de festa para os novos Campeões Brasileiros de Kart

Primeira fase do 53º Campeonato foi encerrada neste sábado, em Cotia

O Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, recebeu n0 sábado (14) as finais da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. A competição, que foi iniciada com os treinos livres na última terça-feira, chegou ao seu ápice na tarde/noite de hoje quando foram conhecidos os Campeões.

Muitas pessoas vieram para Cotia para lotar as dependências do kartódromo, um dos principais do Brasil.

Todas as corridas foram transmitidas ao vivo. As categorias F4 Sênior, F4 Graduado, Júnior, Mirim e Super F4 foram levadas ao público pelo site do Globo Esporte.com. Já as categorias Cadete, Júnior Menor, Codasur e Shifter Graduado tiveram suas provas televisionadas pelo canal Sportv3.

A primeira final foi dos pilotos da F4 Sênior. Flaviano Ramos foi o pole e segurou a ponta seguido por Paulo Farias. Após um incidente Alex Grigoletto surgiu no terceiro posto, com Tiago Kartka e quarto. Em prova de recuperação Grigoletto assumiu a segunda posição e no meio da prova chegou à liderança. Com seguidas voltas rápidas ele conseguiu abrir e assegurar o seu título. Guilherme Campos ficou com o vice e Flaviano Ramos com a terceira posição.

Na categoria F4 Graduado o título ficou com André Castro. Após largar da pole ele se manteve na liderança da corrida e levou o título de ponta a ponta. Giulliano Forcolin, em prova de recuperação, garantiu o vice campeonato e Marcos Borges, com o terceiro.

A categoria Júnior teve uma corrida bastante movimentada. Enrico de Lucca largou na pole e manteve a dianteira da corrida, com Gabriel Crepaldi o pressionando na segunda posição. João Matos seguia em terceiro. Crepaldi queria voltar à luta pela vitória e atacava Matos. A três voltas para o fim Gabriel superou João e com isso, seguiu para o vice-campeonato. De Lucca garantiu a vitória, porém, foi penalizado pela manobra contra Crepaldi e, com isso, caiu para a quinta posição. Crepaldi, com isso, comemorou o título com João Matos, como vice-campeão. Nicolas Fabris ficou com a terceira posição.

Na categoria Mirim Christian Mosimann largou na pole e, após um enrosco entre alguns concorrentes, Augustus Toniolo pulou para segundo, seguido por Enzo Vidmontiene. Bernardo Gentil seguia em corrida de recuperação, e poucas voltas depois assumiu a liderança. Mosimann era o segundo e Enzo Vidmontiene o terceiro. Na metade da corrida Mosimann rodou deixando a segunda posição com Vidmontiene e Alkimin o terceiro. Nas últimas voltas nada mudou e Bernardo cruzou a linha de chegada em primeiro. Porém, acabou sendo penalizado e, com isso, Enzo Vidmontiene garantiu o título. Davi Alkimin ficou com o vice e Filipe Vriesman o terceiro lugar.

Concluindo a primeira parte das Finais a categoria Super F4 tomou a pista. Freddy Capraro partiu da primeira posição com Matheus Coletta ao seu lado. Porém, após um incidente, ambos perderam posição enquanto Raphael Filizola assumia a ponta, com Paulo Farias em segundo. As disputas seguiram acirradas por toda a corrida até, que na última volta, os dois primeiros se enroscaram deixando assim a vitória nas mãos do paranaense Kleber Eletric. José Augusto Filho ficou com o vice-campeonato e André Salmoria a terceira posição.

As 18 horas o Sportv3 abriu o seu sinal para a transmissão das quatro últimas finais desta primeira fase do Brasileiro de Kart. Com os 36 pilotos marcando o grid máximo permitido para a pista a Cadete teve uma prova, realmente, de arrepiar. Luca Neuenschwander partiu da primeira colocação, mas, logo na primeira curva foi superado caindo para o terceiro posto.

Fabricio Filho largou bem e assumiu a liderança, com Miguel Piovan em segundo. Na quinta volta João Pinheiro Filho deu o bote e assumiu levando Neuenschwander para o quinto lugar.

A quatro voltas para o fim Pinheiro assumiu a liderança em briga particular com Fabrício que, por sua vez, retomou a liderança. Com isso o terceiro e quarto colocados chegaram. Neuenschwander se aproveitou e assumiu a liderança. Na penúltima curva, em arriscada manobra, Pinheiro se lançou e assumiu a liderança. Na curva seguinte Luca ainda tentou dar o troco, mas, acabou rodando. Pinheiro ficou com o título seguido por Enzo Nienkotter e Heitor Dall’Agnol. Neuenschwander ainda conseguiu cruzar a linha de chegada na quinta posição, atrás de Fabrício Filho.

A Júnior Menor registrou como seu grande campeão o brasiliense Vinicius Tessaro. De ponta a ponta ele não foi ameaçado em nenhum momento e, com isso, comemorou muito o seu Bicampeonato. A corrida foi marcada pela grande recuperação de Lucas Mendes, que terminou a prova na terceira posição. Matheus Ferreira ficou com o vice-campeonato.

Estreando os novos motes de 175cc a categoria CODASUR teve Felipe Baptista e André Nicastro largando da primeira fila. Após boa partida Felipe manteve-se na liderança, mas, foi envolvido em um toque na curva três e, com isso, abandonou. Victor Schoma herdou a ponta, seguido de perto por Nicastro. A prova seguiu nessa configuração até a oitava volta quando André assumiu a ponta para não mais perde-la até a bandeirada final. Schoma ficou com o vice seguido por Lucas Okada, o terceiro.

Encerrando a programação do dia a categoria Shifter Graduado tomou a pista. Pedro Lopes, após largar da ponta, manteve-se na primeira posição. Mesmo pressionado pelo multi-campeão Gaetano Di Mauro o jovem de 15 anos conseguiu suportar a pressão pelas 20 voltas da bateria e comemorou muito o seu primeiro título nacional. Di Mauro ficou com a segunda posição e Ruan Belizario em terceiro.

A segunda fase da 53ª edição do Brasileiro de Kart começa nesta terça-feira, dia 17 e segue até o próximo sábado. Estarão na pista as categorias Codasur Júnior, Novato, Graduado, Sênior “A”, Sênior “B”, Super Sênior, Super Sênior Master, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master. As provas seguirão no mesmo Kartódromo Granja Viana e, suas finais, da mesma forma, serão transmitidas pelo SPORTV.

Da Quick Comunicação – Foto: Bruno Gorski